Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "INFORMATIVO_LEITURA", "assettype": "IN", "articlekey": 103, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Informativos_cima\",\"assettype\":\"IN\",\"articlekey\":103}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 103
14/7/2025 7:56
"Para poder descansar é preciso principalmente uma coisa - cansar."
Rumo ao recesso
Com um olho na pauta e outro no recesso, a Câmara dos Deputados analisa nesta semana pontos diversificados: projetos que tratam de licenciamento ambiental, incentivos ao esporte, regulamentação de licença-paternidade, proteção de crianças em ambientes digitais, regulamentação de programas de milhagem aérea e alterações no Estatuto da OAB e no Código Penal Militar. Veja mais. (Clique aqui)
Reajuste
Já que quem espera sempre alcança, Senado deve analisar MP que reajusta soldo dos militares em duas etapas, com efeitos retroativos a abril e impacto previsto de R$ 8,3 bilhões até 2026. Lembrando que a medida provisória perde a validade no dia 8 de agosto. (Clique aqui)
Prioridades
Quem não chora não mama. É o que mostra levantamento do Congresso em Foco: só 7% das emendas dos parlamentares do Psol e do Novo na Câmara foram empenhadas. Confira o ranking. (Clique aqui)
Vai, Safadão
Se é fato que quem canta seus males espanta, o deputado Thiago de Joaldo, já apontado como pré-candidato ao governo do Sergipe, disse que vai usar emendas parlamentares para bancar um show do cantor Wesley Safadão em Aracaju, em 2026. Resta saber se não espanta os males e os votos também. (Clique aqui)
Um dia desses
Devagar se vai ao longe, diz o ditado. Seguindo essa máxima, Trump diz que vai conversar "em algum momento, mas não agora" com Lula. (Clique aqui)
Extra! Extra!
Lula, seguindo a regra de que quem não se comunica se trumbica (ou seria trumpica?), publicou artigo pró-multilateralismo em nove jornais internacionais - na América, na Europa e na Ásia. (Clique aqui)
#paz
Partindo do princípio de que são bem-aventurados os pacificadores (Mateus 5:9), a ex-primeira-dama Michelle leu uma carta aberta ao presidente Lula, a respeito da tarifa de 50% anunciada por Donald Trump, dizendo que é hora de "baixar as armas da provocação". Todavia, como se verá pelo teor da missiva, o tom é nada amistoso. De modo que é sempre bom lembrar: pelos frutos se conhece a árvore... e os falsos profetas também. (Clique aqui)
Firmeza para lidar
Hugo Motta reforçou em postagem que a Casa tem disposição para agir com firmeza diante das tarifas de 50% impostas pelos EUA sobre produtos brasileiros. Ou seja, se falta pão, contemos com firmeza e razão. (Clique aqui)
Mandou falar
Lula acusou Bolsonaro de mandar o filho 03 para os Estados Unidos para articular taxação contra o Brasil. O chefe do Executivo também debochou do discurso de Eduardo Bolsonaro: "pelo amor de Deus, Trump, não deixa o meu pai ser preso". Não disse, mas pensou: filho de peixe... (Clique aqui)
Vídeomaker
A propósito, os vídeos de Eduardo Bolsonaro nos últimos dias são de uma estultice tão desmedida que beiram o constrangimento alheio (ora incentivando empresários a irem para os EUA, ora dizendo que a anistia salvaria o Brasil, ora agredindo o ministro Alexandre de Moraes). Pelo ritmo, ele parece ter decidido nunca mais voltar ao Brasil. Só esqueceu um detalhe básico: o mandato de Trump acaba, e, ao contrário do que ele imagina, político sério algum vai abrigá-lo por lá quando as luzes da palhaçada se apagarem. Triste fim terá esse rapaz. Aliás, o uso do adjetivo "triste" aqui é pura ironia, já que ele próprio se empenha com afinco em cavar a própria sepultura: virtualmente, diplomaticamente e politicamente. Segue o ditado popular segundo o qual quem cava a cova dos outros acaba escorregando nela. Nesse compasso, siga firme nos vídeos, meu jovem: cada postagem é mais um tijolo no túmulo da própria reputação.
No alvo - I
O Psol pediu à PGR a prisão do filho de Jair Bolsonaro por fazer lobby nos EUA e conspirar contra o país. (Clique aqui)
No alvo - II
A deputada Erika Hilton entrou com uma outra petição no STF, pedindo o bloqueio de bens de Eduardo. (Clique aqui)
Patriota?
Eduardo Bolsonaro afirmou, em live, que a tarifa de 50% imposta por Trump seria um convite para empresários brasileiros migrarem seus investimentos aos Estados Unidos. (Clique aqui)
Deliberado
Que fique absolutamente claro: qualquer cidadão tem o direito de criticar decisões de ministros do STF, inclusive do ministro Alexandre de Moraes. Apontar argumentos, debater, recorrer, faz parte do jogo democrático. Mas descumprir decisões judiciais é outra história. Agredir, afrontar e lançar acusações infundadas também não cabem na cartilha da democracia. Se Eduardo Bolsonaro estivesse participando do debate institucional, como fazem tantos parlamentares, inclusive críticos firmes do Judiciário, teria espaço aberto neste veículo. Mas, ao optar pelo confronto irresponsável, pela retórica de ataque e pela desinformação deliberada, fecha ele próprio todas as portas. Nem mesmo os políticos mais próximos de seu pai endossam esse caminho.
Ué
Segundo a Folha de S.Paulo, Tarcísio de Freitas teria sondado ministros do STF em busca de uma autorização que permitisse a Bolsonaro viajar aos EUA para dialogar com Trump sobre a tarifa de 50%. Se isso de fato ocorreu, o governador agiu como um incauto, ou, para usar um termo mais direto, foi mirim. Tanto foi, que assim que virou as costas, o ministro consultado soprou a história para uma jornalista. (Clique aqui)
Por onde andei
Licenciada e foragida, Carla Zambelli disse que vai devolver, antes tarde do que nunca, o apartamento funcional da Câmara, em Brasília. (Clique aqui)
Selic lenta
O presidente do BC, Gabriel Galípolo, disse em carta aberta ao Ministério da Fazenda que a inflação só deve cair lá para o final do primeiro trimestre de 2026. Em outras palavras, devagar com a Selic, porque o juro é de barro. (Clique aqui)
Licença-maternidade
CCJ da Câmara aprovou projeto que amplia a licença e o salário-maternidade em casos de internação prolongada da mãe ou do bebê. (Clique aqui)
Fila do SUS
PL do deputado Beto Richa propõe sistema digital para que usuários do SUS acompanhem em tempo real sua posição nas filas de atendimento. (Clique aqui)
Farmácia Popular
Com foco em pessoas com mobilidade reduzida, projeto na Câmara propõe flexibilizar exigências cartorárias para facilitar a retirada de medicamentos do Programa Farmácia Popular por representantes legais. (Clique aqui)
Saúde pública
Um projeto que garante assistência integral e multiprofissional a crianças e adolescentes usuários de drogas pelo SUS vai à sanção. (Clique aqui)
Táxi!
A Comissão de Infraestrutura do Senado analisa, amanhã, projeto que regulamenta a transferência dos direitos de exploração do serviço de táxi. (Clique aqui)
Fumaça zero
Eduardo Girão apresenta projeto para vetar de vez o narguilé. Risco à saúde, modismo juvenil e gasto público estão na lista de justificativas. (Clique aqui)
Proteção no digital
Projeto em tramitação na Câmara propõe incluir no ECA normas para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital, com deveres ao setor privado e princípios orientadores. (Clique aqui)
No fio da navalha
Em coluna, Antônio Augusto de Queiroz analisa o desafio do Planalto: equilibrar o Orçamento sem perder o apelo eleitoral para 2026. (Clique aqui)
Risco fiscal
Para evitar o colapso do SUS, seria preciso um aumento de 3,9% acima da inflação no orçamento da saúde, segundo Marcus Pestana. Mas o teto do arcabouço fiscal trava esse crescimento em 2,5%. (Clique aqui)
Executivo na mira
Deputado Marcos Pollon (PL-MS) quer tirar do presidente o poder de classificar armas. Para ele, uma decisão "tão sensível" deve ser do Congresso, não do Executivo. Projeto revoga artigo do Estatuto do Desarmamento. (Clique aqui)
Vem pro grupo!
Quer receber as principais notícias direto no seu celular, com agilidade, curadoria e zero fake news? Então entra na nossa comunidade do WhatsApp! Aqui, o debate é sério, a informação é quente e você fica sempre um passo à frente. (Clique aqui)
Informativo nº 107
Informativo nº 106
Informativo nº 105
Informativo nº 104
Informativo nº 102