Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "INFORMATIVO_LEITURA", "assettype": "IN", "articlekey": 197, "viewed": [], "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Informativos_cima\",\"assettype\":\"IN\",\"articlekey\":197,\"originalarticlekey\":\"197\"}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 197
25/11/2025 7:57
"A criminalidade corre quase exatamente na razão inversa do número das escolas."
CPI do Crime Organizado
Presidente da CPI do Crime Organizado, senador Fabiano Contarato gentilmente recebeu a equipe do Congresso em Foco para uma entrevista exclusiva. Ele expôs suas expectativas sobre os trabalhos da comissão e o diagnóstico da segurança pública no Brasil. Confira:
O andar de cima: Para o senador, a comissão não deve apenas investigar e propor soluções para organizações criminosas violentas, mas também desvendar crimes de colarinho branco: "- Eu espero que a CPI suba esse andar de cima." (Clique aqui)
Rigor técnico: Contarato ressalta que sua missão será garantir que os trabalhos não sejam contaminados por eventuais interesses políticos ou eleitorais. (Clique aqui)
Operação no Rio: O presidente da CPI criticou a recente megaoperação no RJ, destacando que os principais objetivos não foram cumpridos. (Clique aqui)
Lewandowski comparecerá à Comissão de Segurança Pública da Câmara hoje para prestar esclarecimentos sobre a megaoperação no Rio. (Clique aqui)
Prisão, ainda que tardia
Como se esperava, a 1ª Turma do STF manteve a prisão de Bolsonaro por unanimidade. (Clique aqui)
A volta dos que não foram
As bancadas do PL na Câmara e no Senado se reuniram, após a manutenção da prisão de Bolsonaro, para definir os próximos passos. Elas defendem, veementemente, o projeto de lei da Anistia. (Clique aqui)
Carta ao condutor
Jorge Messias divulgou nota dirigida a Davi Alcolumbre, ressaltando respeito ao senador e afirmando que buscará diálogo com os parlamentares durante o processo de sabatina e votação no Senado. (Clique aqui)
Sem pressa
Davi Alcolumbre respondeu à nota de Messias, afirmando que a sabatina ocorrerá "em momento oportuno". (Clique aqui)
Tramitação alternada
O rito de tramitação da indicação de Messias ao STF não recai exclusivamente sobre Alcolumbre, muito embora seja dele o gran finale. É que a maior parte do processo é conduzida pelo presidente da CCJ, Otto Alencar, responsável inclusive pela escolha do relator. Entenda o percurso. (Clique aqui)
É curioso observar que o Brasil vive um momento de profunda espiritualidade. Nosso cenário político-jurídico, por vezes, mais se assemelha a um palco bíblico recheado de ironias divinas.
A mais recente "Revelação" veio dos altos gabinetes: Lula elevou ao pináculo da nossa fé legal, o STF, seu escolhido: J. Messias. Este é o Messias da Ascensão, o ungido pela caneta, que agora carrega a missão de operar os milagres hermenêuticos na mais alta Corte.
Entretanto, se há o Messias da ascensão, há também o da queda.
De fato, em um espantoso paralelismo de fé e lei, o próprio STF proferiu seu juízo final sobre um outro Messias, o ex-presidente J. Messias, mantendo sua prisão por, alegadamente, ter rompido ou tentado romper sua tornozeleira eletrônica. Este é o Messias do Julgamento, aquele que falhou em seguir o mandamento da monitoração e, por isso, experimenta o castigo da cela.
A grande questão, que ressoa como um sino no Planalto, é: como uma única palavra, "Messias", pode simbolizar, simultaneamente, o Novo Testamento da justiça (a indicação ao STF) e o Apocalipse da falha (com o decreto da prisão)?
Senado vota hoje projeto que cria regras mais vantajosas de aposentadoria para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. A inclusão do tema na pauta por Davi Alcolumbre é interpretada como gesto político após a indicação de Jorge Messias ao STF, já que a pauta é perigosa para o governo. (Clique aqui)
Clima azedou
Hugo Motta anunciou sua ruptura com o líder do PT, Lindbergh Farias. O desentendimento já era visível, mas se acirrou em meio aos debates sobre o PL Antifacção. (Clique aqui)
Tensão no Congresso
Com Hugo Motta e Davi Alcolumbre insatisfeitos e a oposição mobilizada para obstruir votações, o Planalto tenta recompor pontes para evitar derrotas fiscais. Nas próximas semanas, pautas sensíveis como aposentadoria especial, vetos ambientais e o PL Antifacção devem testar a articulação do governo. Lula corre contra o tempo para segurar sua agenda antes do recesso. (Clique aqui)
Trava no Congresso
Ministra Simone Tebet afirmou que o governo enfrenta resistência no Congresso para avançar em medidas de corte de gastos e aumento de arrecadação. (Clique aqui)
Green Card moral
Condenado e foragido, Alexandre Ramagem afirmou estar "seguro" nos EUA e contar com a anuência de autoridades americanas para permanecer no país. (Clique aqui)
Virou moda
Alexandre Ramagem negou ser foragido e afirmou que sua prisão preventiva é "ilegal". Nos EUA, ele disse que continuará exercendo o mandato à distância. (Clique aqui)
O escritório é na praia
Afastado da prefeitura por decisão judicial, o polêmico alcaide de Sorocaba, Rodrigo Manga, foi filmado vendendo amendoim em Praia Grande. A ação tinha caráter solidário para uma ONG. (Clique aqui)
Direto da Redação
Inspirada pelas recentes inovações no serviço público, parte da equipe deste prestigiado informativo resolveu testar o conceito de "home office moralmente ampliado". Um redator chegou a defender, em memorando formal, que a redação poderia ser transferida para o litoral. A Alta Direção, após breve deliberação e duas xícaras de café frio, concluiu que jornalismo remoto só é aceitável se o redator estiver foragido da mediocridade. Determinou-se, portanto, o retorno imediato de todos aos seus postos - e, em caso de reincidência, a instalação de tornozeleira Wi-Fi corporativa.
Comando tucano
Aécio Neves reassume nesta quinta a presidência nacional do PSDB, após eleição em chapa única apoiada pelo atual presidente, Marconi Perillo. O retorno ocorre em meio à reorganização partidária para 2026, após o PSDB perder seu último governador em exercício. (Clique aqui)
Impactos
Especialista em Direito do Consumidor explica como ficam contas e investimentos de pessoas físicas após a liquidação extrajudicial do Banco Master. (Clique aqui)
Habeas corpus
A defesa de Daniel Vorcaro apresentou habeas corpus ao STJ para revogar sua prisão preventiva. (Clique aqui)
Cada um no seu quadrado
Presidente do TST defendeu que a regulação do trabalho em plataformas seja feita pelo Congresso, e não pelo STF, por exigir uma legislação específica. Ele afirmou que o tema da "uberização" é trabalhista e deve ser definido por lei, diante das particularidades desse modelo. (Clique aqui)
CPMI do INSS
A CPMI do INSS pediu à Justiça a condução coercitiva de Jucimar Fonseca, ex-coordenador do instituto, após ele apresentar novo atestado médico e faltar à oitiva pela 2ª vez. (Clique aqui)
Danos morais
Deputado Nikolas Ferreira foi condenado a pagar R$ 40 mil por danos morais à influenciadora digital trans Kim Flores por chamá-la de "homem". (Clique aqui)
Insistindo
Em resposta à condenação, deputado Nikolas Ferreira disse que a sentença é uma tentativa de puni-lo por "dizer verdades". (Clique aqui)
Duelo
Deputada Erika Hilton protocolou no STF notícia-crime contra Nikolas Ferreira por usar celular durante visita a Jair Bolsonaro em prisão domiciliar. A deputada pediu apreensão do aparelho, sustentando que a conduta pode ter contribuído para a tentativa de violar a tornozeleira eletrônica. (Clique aqui)
Pastor Sargento Isidório apresentou projeto de lei para prever prisão preventiva de agressores ou investigados por crimes de violência contra a mulher. (Clique aqui)
IA no Judiciário
Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara realiza audiência pública para discutir o impacto da inteligência artificial no sistema judiciário. (Clique aqui)
Reabilitação
Nova lei sancionada por Geraldo Alckmin garante fisioterapia gratuita pelo SUS a pacientes submetidos à mastectomia. (Clique aqui)
Atualização
Passou a valer na segunda-feira alteração no texto do Estatuto da Criança e do Adolescente para substituir a expressão "serviço social" por "assistência social". (Clique aqui)
Rio parado, país travado
Deputado federal Júnior Ferrari afirma que manter os vetos ao projeto 2.159 encarece o frete, reduz a competitividade do agro e empurra cargas dos rios para as estradas, aumentando emissões e criando um gargalo logístico que o Brasil não pode aceitar. (Clique aqui)
Passaporte carimbado
Em coluna, Gustavo Buttes e Maria Celina Rodrigues, da ADB, explicam como a atuação dos diplomatas reforça soberania, atrai investimentos e projeta o país, reforçando a necessidade de valorizar e modernizar a carreira. (Clique aqui)
Cor no topo
Clemens Santos mostra que, apesar dos avanços na entrada de servidores negros, a representatividade some nos cargos de chefia, e o serviço público federal continua não representando a população que serve. (Clique aqui)
Institucional que fala
Segundo o publicitário Eduardo Viana, a comunicação precisa e acessível da CNM ajudou a gerar conquistas bilionárias aos municípios e projetou a entidade como voz nacional. (Clique aqui)
Invisíveis nunca mais
Adriana Vasconcelos destaca como a articulação feminina na COP 30 resultou na Carta das Mulheres, unindo quase 100 entidades para defender participação política, proteção ambiental e ações contra a violência. (Clique aqui)
Vem saber de tudo!
Todas as atualizações do dia, reunidas em um só lugar. Notícias quentes, análises e bastidores da política chegam direto no celular pela comunidade do WhatsApp do Congresso em Foco. Informação rápida, confiável e sem fake news, para acompanhar o que realmente importa. Gostou? Não perca tempo, clique aqui.
Informativo nº 202
Informativo nº 201
Informativo nº 200
Informativo nº 199
Informativo nº 198