Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
30/4/2008 15:56
O presidente Lula e o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, lançaram hoje (30) a nova carteira de trabalho informatizada. Durante a cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, Lula foi o primeiro a receber o novo documento. O documento foi criado para celebrar o Dia do Trabalho, comemorado amanhã (1º).
“O novo cartão será fundamental para a integração, agilidade e melhoria no atendimento ao cidadão. A tarja magnética e demais características do cartão vão agregar mais segurança aos processos operacionais e melhorar o acesso às informações trabalhistas”, destaca o Ministério do Trabalho.
O governo esperar substituir as atuais carteiras de trabalho, que são de papel, pelas carteiras informatizadas em até oito anos. A expectativa do Planalto é que aproximadamente quatro milhões de carteiras informatizadas sejam emitidas por ano.
O trabalhador não pagará nada pelo novo documento. A partir de agosto deste ano, a carteira estará disponível em todo o país. Segundo Lupi, o novo documento evitará fraudes e ajudará o trabalhador a resgatar benefícios, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). “Não é necessário o trabalhador trocar sua carteira. Inicialmente, aqueles que vão tirar a carteira pela primeira vez vão receber o novo modelo", afirmou o ministro.
Em 2009, na segunda fase do projeto, está previsto o saque do seguro-desemprego e do abono salarial em terminais da Caixa Econômica Federal. Para isso, o trabalhador usará a nova carteira e a sua senha pessoal.
Portal de consultas
Também foi lançado o Portal do Trabalhador, por meio do qual os trabalhadores “poderão acessar todas as informações trabalhistas pela internet”. “Construído em parceira com a Caixa, no portal será possível verificar o PIS; FGTS; seguro-desemprego; abono salarial; e todos os vínculos empregatícios”, afirma o ministério. (Rodolfo Torres)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores