Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
30/4/2008 15:56
O presidente Lula e o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, lançaram hoje (30) a nova carteira de trabalho informatizada. Durante a cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, Lula foi o primeiro a receber o novo documento. O documento foi criado para celebrar o Dia do Trabalho, comemorado amanhã (1º).
“O novo cartão será fundamental para a integração, agilidade e melhoria no atendimento ao cidadão. A tarja magnética e demais características do cartão vão agregar mais segurança aos processos operacionais e melhorar o acesso às informações trabalhistas”, destaca o Ministério do Trabalho.
O governo esperar substituir as atuais carteiras de trabalho, que são de papel, pelas carteiras informatizadas em até oito anos. A expectativa do Planalto é que aproximadamente quatro milhões de carteiras informatizadas sejam emitidas por ano.
O trabalhador não pagará nada pelo novo documento. A partir de agosto deste ano, a carteira estará disponível em todo o país. Segundo Lupi, o novo documento evitará fraudes e ajudará o trabalhador a resgatar benefícios, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). “Não é necessário o trabalhador trocar sua carteira. Inicialmente, aqueles que vão tirar a carteira pela primeira vez vão receber o novo modelo", afirmou o ministro.
Em 2009, na segunda fase do projeto, está previsto o saque do seguro-desemprego e do abono salarial em terminais da Caixa Econômica Federal. Para isso, o trabalhador usará a nova carteira e a sua senha pessoal.
Portal de consultas
Também foi lançado o Portal do Trabalhador, por meio do qual os trabalhadores “poderão acessar todas as informações trabalhistas pela internet”. “Construído em parceira com a Caixa, no portal será possível verificar o PIS; FGTS; seguro-desemprego; abono salarial; e todos os vínculos empregatícios”, afirma o ministério. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil