Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Comitê discute fim da DRU na Educação

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Comitê discute fim da DRU na Educação

Congresso em Foco

28/8/2007 | Atualizado às 16:14

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Parlamentares e entidades ligadas à educação discutem nesta terça-feira (28) na Câmara a redução gradual da Desvinculação de Recursos da União (DRU) no setor. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 66/77), do deputado Rogério Marinho (PSB-RN), prevê que o percentual desvinculado das verbas seja de 15% em 2008, 10% em 2009, 5% em 2010 e se torne nulo em 2011.

Durante a reunião, que é a segunda do comitê criado em julho deste ano, a principal discussão será como divulgar essa proposta e mobilizar a sociedade e os deputados para que a PEC seja aprovada na Câmara. Com a DRU, o governo desvincula 20% do montante assegurado pela Constituição para o ensino e o utiliza em outros tipos de despesas.
 
Participam do comitê em favor da proposta a Unesco, a Unicef, o Conselho Nacional de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e o Ministério da Educação (MEC).

O parlamentar do PSB afirma que não é a favor do fim da  desvinculação em todas as áreas do governo, mas que na Educação ela é fundamental. Para Marinho, a PEC 66/07 está em pleno acordo com as metas do Governo, já que o incremento da qualidade do sistema educacional é um dos pontos principais do Programa de Desenvolvimento da Educação (PED).

Mas para que isso aconteça, adverte o deputado, é necessário ter recursos. “O que falta é o sentimento de urgência e prioridade que a sociedade não tem em relação ao Ensino. É preciso que as pessoas conheçam os números e problemas do nosso sistema educacional e lutem para que os níveis de investimentos sejam adequados para o aprimoramento de sua qualidade”, afirma o deputado.

“Em 2006, nós atingimos a universalização da Educação, agora é preciso se preocupar com a qualidade do ensino e a regularização do fluxo dos alunos na sala de aula”, explica Marinho. Segundo o parlamentar, o setor sofre com redução do investimento e o valor do PIB destinado a essa área caiu de 1,44% para 1,03% entre 1995 e 2005. (Camilla Shinoda)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Núcleo publicitário-financeiro responderá por quadrilha

Marco Aurélio:impunidade foi excomungada

Quadrilha: ministros recebem denúncia contra Genoino

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

5

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES