Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
22/6/2007 9:49
A Aeronáutica determinou ontem à noite a prisão administrativa de mais um controlador de vôo: Moisés Gomes de Almeida, vice-presidente da Federação Brasileira das Associações de Controladores de Tráfego Aéreo (Febracta), está preso desde o início da manhã de hoje por conta de uma entrevista concedida à rádio CBN na semana passada.
Na última quarta-feira, o comando da Aeronáutica decidiu prender o presidente da Febracta, Carlos Henrique Trifilio, também por ter criticado a corporação em entrevistas à imprensa. À revista Veja, Trifilio disse: "Entra qualquer um. Eu tenho controlador gago, surdo. Os caras estão na rede, operando. E como precisa de pessoal, eles são habilitados em condições precárias".
Segundo Moisés, o presidente da Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo (ABCTA), Wellington Rodrigues, também está ameaçado de prisão por conta de declarações à imprensa.
As prisões fariam parte da estratégia do coronel Eduardo dos Santos Raulino, comandante do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo I (Cindacta-1), de Brasília, para retomar o controle sobre os subordinados. Em reunião com 60 sargentos controladores ontem, ele disse que "colocaria ordem na casa", pois estava sob pressão e não admitiria qualquer tipo de desmando.
Atrasos
Hoje os aeroportos amanheceram com mais vôos atrasados. De Brasília, não há previsão de decolagem para aviões com destino a Belo Horizonte e capitais do Nordeste. No Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, 23 vôos foram cancelados e 10 estão atrasados. Em Recife, 73% das partidas registram atraso.
Ontem, segundo a Infraero, 38,1% dos vôos partindo de todos os aeroportos do país registraram atraso. O presidente da companhia, José Carlos Pereira, deu um conselho aos passageiros: "Paciência, paciência e paciência". (Carol Ferrare)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças