Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. O fim anunciado dos "ginarcios"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

O fim anunciado dos "ginarcios"

Congresso em Foco

14/2/2007 | Atualizado às 17:53

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Lúcio Lambranho


A marca "ginarcio", estampada nos ginásios poliesportivos dos municípios de Frutal e Comendador Gomes, ambos localizados no Triângulo Mineiro, estão com os dias contados. As  referências explícitas ao deputado Narcio Rodrigues (PSDB-MG), filho ilustre de Frutal e primeiro-vice-presidente da Câmara, serão removidas por iniciativa do próprio parlamentar.

O assunto foi objeto de reportagem (acesse) publicada por este site no último dia 7. Hoje (14) à tarde, o parlamentar, autor das emendas que garantiram recursos do orçamento da União para as obras, enviou ao Congresso em Foco carta informando que está "providenciando para que essa situação seja regularizada o mais rapidamente possível".

De acordo com relatório da Controladoria Geral da União (CGU), a homenagem ao deputado configura promoção pessoal com obra pública, prática proibida pela Constituição Federal. No documento, ele também afirma que, em sua região eleitoral, há vários outros casos de homenagens a pessoas vivas em edificações públicas. Não esclarece, contudo, se tais pessoas foram as responsáveis pela viabilização financeira das obras, como ele fez (por meio das emendas parlamentares). 

A CGU investiga a existência de máfias regionais, suspeitas de atuar na construção de quadras e ginásios esportivos a partir da liberação de emendas parlamentares (leia mais).

Íntegra da carta

Confira abaixo a íntegra da carta enviada pelo primeiro-vice-presidente da Câmara, que, por extensão, é também o vice-presidente do Congresso Nacional:

"Em relação às matérias em que sou citado nominalmente, referente a possíveis irregularidades em obra pública indicada por mim  (ginásio poliesportivo),  em que fui homenageado, tenho a esclarecer o seguinte:

1 – A homenagem citada  não foi sugerida ou pretendida por nós ou por qualquer pessoa ligada ao nosso mandato. Trata-se do reconhecimento de uma comunidade pelo trabalho parlamentar desenvolvido, em  uma região que ficou mais de 70 anos sem representantes  no Congresso Nacional ou mesmo na Assembléia Legislativa.

2 – Em momento algum a intenção foi utilizar um benefício público conquistado para a região do Baixo Vale do Rio Grande como forma de promoção pessoal;

3 –  Reafirmamos que no caso  da homenagem há  uma completa ausência de dolo de nossa parte, ou mesmo tentativa de influência, uma vez que  a iniciativa partiu dos poderes Executivo e Legislativo do município, que aprovaram a homenagem através de um projeto de lei.

4 – Em função do desconforto que este assunto tem causado na imprensa, e apesar  de correr o risco de parecermos indelicados com nossos eleitores,  recorremos a uma assessoria jurídica para que sejam tomadas as providências no sentido de anular a referida homenagem. Neste caso, estão sendo tomadas as medidas cabíveis para que o município seja notificado judicialmente  a fim de que proceda a mudança de nome do ginásio;

5 – Gostaríamos de lembrar que homenagens a homens públicos que trabalham por  uma região e conseguem, por seu empenho, projetos e obras que, muitas vezes, ajudam a mudar a realidade dos municípios (muitos deles esquecidos pelos núcleos de poder)  são muito comuns e nem sempre passíveis de questionamento. Podemos relacionar  pelo menos quatro casos semelhantes na região  do Triângulo Mineiro, em que políticos recebem homenagens em vida pelos serviços prestados, a saber: Avenida Eduardo Azeredo, no município de Santa Vitória; Conjunto Habitacional Governador  Newton Cardoso, no município de Iturama; Parque de Exposição Homero Santos, em  Campina Verde; Parque de Exposições Virgílio Galassi, no município de Prata; Terminal Rodoviário  Central Paulo Ferola, em Uberlândia.

6 – Finalmente, considerando que não autorizamos, não tivemos participação e nem sequer tivemos  prévio conhecimento acerca da referida homenagem, não obstante o fato de reconhecermos  a  singeleza desta  manifestação espontânea, estamos providenciando para que essa situação seja regularizada o mais rapidamente possível, conforme as determinações da lei.

Atenciosamente,
Narcio Rodrigues
Presidente Estadual do PSDB-MG e Vice-Presidente do Congresso Nacional"

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Regularização Fundiária

Câmara aprova prorrogação do prazo para regularizar imóveis rurais

2

MEMÓRIAS DA DITADURA

46 anos da Lei da Anistia: sessão do Congresso teve vaias e socos

3

JUDICIÁRIO

Anistia a réus de 8 de janeiro tende a ser derrubada no STF, entenda

4

VÍDEO

Rubinho Nunes ameaça dar voz de prisão a youtuber durante CPI

5

Judiciário

Suspensão de leis estaduais e planos de saúde estão na pauta do STF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES