Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
24/1/2007 | Atualizado às 13:48
Funcionários da Mesa Diretora da Câmara e das lideranças fizeram hoje (24) uma simulação, com urnas eletrônicas, da eleição para a presidência da Casa e dos outros dez cargos da Mesa Diretora. O equipamento não apresentou problemas. Pela primeira vez o comando da Casa será eleito por voto eletrônico, em 1º de fevereiro.
A previsão é que o processo de votação, neste primeiro turno, não ultrapasse quatro horas. Cada deputado deve levar, no máximo, três minutos para votar nos 11 cargos. "A apuração deve durar um minuto e o resultado será divulgado no painel eletrônico do plenário", diz o diretor do sistema eletrônico de voto da Câmara, Leirton Castro.
O diretor do sistema de votação garante que o método é seguro. "Uma das principais preocupações foi a segurança. Assim que o deputado vota, seu voto é criptografado. E, após a apuração, totalmente descartado. Em nenhum momento fica aberto", explica.
Um software específico para a votação foi desenvolvido pela Assessoria técnica da Câmara. Nove cabines eletrônicas serão instaladas no plenário e cada uma delas terá monitor, sensível ao toque. Também haverá câmeras nas cabines de votação e o acesso será restrito.
A primeira apuração será da disputa pela presidência da Casa, que tem três candidatos: o atual presidente, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Gustavo Fruet (PSDB-PR).
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição
LEI MARIA DA PENHA
Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso