Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
17/12/2006 | Atualizado às 11:42
O presidente Lula foi apontado como o melhor presidente brasileiro da história por uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa Datafolha. De acordo com a pesquisa, feita para o jornal Folha de S. Paulo, 35% dos entrevistados apontaram Lula, espontaneamente, como o melhor presidente que o Brasil já teve.
O percentual obtido por Lula é quase o dobro do registrado por Fernando Henrique Cardoso na pesquisa feita ao final de seu segundo mandato, em 2002 (18%).
Na pesquisa atual, realizada em 13 de dezembro deste ano, o tucano foi considerado o melhor presidente por 12% dos entrevistados. Getúlio Vargas aparece em terceiro lugar, com 14% das indicações, seguido por José Sarney, com 11%.
A pesquisa também revela que 52% consideram o atual governo como ótimo ou bom. Para o segundo mandato, 59% esperam que Lula faça um governo com a mesma avaliação. No entanto, apesar da alta na comparação com o momento atual, a expectativa aponta queda na comparação com o período antes do primeiro mandato, quando 76% dos brasileiros esperavam um governo ótimo/bom de Lula.
O desemprego, de acordo com a pesquisa, permanece no topo das preocupações dos brasileiros. Entretanto, caiu de 31% no início de 2003 para 27% agora. O índice chegou a 49% em março de 2004.
Entre outros problemas apontados pelos brasileiros estão a qualidade da saúde (6% apontavam como problema em 2003, contra 17% agora), da educação (subiu de 4% para 9%) e à existência de corrupção no governo (2% para 6%, o maior percentual do primeiro mandato).
Também de forma espontânea, a saúde é avaliada como a área de pior desempenho no primeiro mandato de Lula. Subiu de 4% para 18% o total de entrevistados que avaliam mal a área entre 2003 e 2006.
Por sua vez, o combate à corrupção teve o pior desempenho para 8% na pesquisa realizada na semana passada. No início do governo Lula, era 1%.
A pesquisa Datafolha, feita no dia 13 de dezembro ouviu 2.178 brasileiros em 111 municípios de 23 estados e do Distrito Federal, e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação