Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PT discute presidência do partido e eleição na Câmara

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PT discute presidência do partido e eleição na Câmara

Congresso em Foco

9/11/2006 | Atualizado às 14:46

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Durante a reunião da bancada do PT agora há pouco na Câmara dos Deputados, começaram a ser definidos os primeiros rumos do partido depois das eleições. Uma das questões levantadas foi a indefinição sobre a presidência da legenda desde o afastamento do deputado Ricardo Berzoini (SP) motivado pelo escândalo do dossiê Vedoin. Um dos deputados que esteve na reunião revelou ao Congresso em Foco, a preocupação do líder da Câmara, Arlindo Chinaglia (SP) sobre o tema.

O líder defendeu uma atitude rápida para o caso, já que o presidente em exercício, Marco Aurélio Garcia, não teria as condições ideais de defender os interesses das bancadas do PT na Câmara e no Senado junto ao Executivo, e nas tomadas de decisões do presidente Lula. Chinaglia não quis entrar nos erros do passado, mas disse que a direção partidária deveria assumir parte da culpa pelos escândalos relacionados com petistas e avaliações políticas erradas do primeiro mandato. Entre as decisões da reunião, a principal delas é o pedido de uma audiência entre um núcleo formado por parlamentares e o presidente Lula antes do final deste ano. "A prerrogativa é dele. Ele tomou a decisão e deverá saber o momento de voltar", declarou Marco Aurélio Garcia ao sair da reunião se referindo a Berzoini.

Chinaglia esquivou-se do assunto. Disse apenas que o tema não foi tratado. Com relação a um possível encolhimento petista para dar espaço aos alidados políticos no novo ministério, o líder da Câmara ponderou que o presidente Lula terá discernimento para dialogar com o partido."Temos convicção de que o PT faz bem para o país e, portanto, faz bem para o governo", disse Chinaglia.

Ao sair da reunião, Berzoini fez questão de mostrar força e que está voltando ao seu lugar no partido. Ele revelou que esteve hoje (9) pela manhã em reunião reservada com o presidente da República."Tratamos do futuro do Brasil e do partido, mais do que isso não cabe revelar", declarou. Segundo Berzoini, mesmo depois das eleições, ainda existe uma disputa política em jogo para discutir o futuro do novo governo. O PT, disse o deputado paulista, não deve ter ansiedade por espaços no novo governo, mas não pode desprezar sua capacidade de intervenção no processo político e nas decisões do Executivo.

Em outra frente, deputados de várias correntes internas defenderam o lançamento de um candidato próprio para a eleição da Câmara, principalmente se o PMDB continuar no comando do Senado com a reeleição do atual presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL).  "O PT reivindicar a presidência da Câmara é legítimo. Não é bom um mesmo partido comandar as duas casas", disse o deputado Marco Maia (RS), integrante do Campo Majoritário.

O petista gaúcho disse que parlamentares novos e antigos defenderam a mesma posição. Como um partido de esquerda, disse o deputado Wasny de Roure (DF), o PT não deveria defender projeto de reeleição propondo a continuidade do mandato do presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCDB-SP). "A gente não tem que abrir mão da Câmara se o PMDB continuar no Senado", argumentou o parlamentar do Distrito Federal. (Lúcio Lambranho) 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Senado discute causas do acidente da Gol

PT não cerceia liberdade de imprensa, diz Marco Aurélio

Conselho de Ética recebe defesa de 67 deputados

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES