Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Vox Populi: 2º turno para presidente pode ocorrer

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Vox Populi: 2º turno para presidente pode ocorrer

Congresso em Foco

14/7/2006 11:16

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Nova pesquisa de opinião divulgada pelo Instituto Vox Populi preocupou a cúpula petista e deixou eufóricos os tucanos. De acordo com os dados, a possibilidade de um 2º turno é quase uma realidade. O presidente Lula aparece com 42% das intenções de voto contra 40% dos votos somados da oposição. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, a situação é de empate técnico entre Lula e a soma dos adversários. O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 10 de julho e ouviu 2 mil pessoas em 25 estados.

O candidato à Presidência pelo PSDB, Geraldo Alckmin comemorou os resultados da pesquisa em reunião com o presidente do partido, Tasso Jereissati (CE), o coordenador-geral da campanha, senador Sérgio Guerra (PE), e a senadora Lúcia Vânia (GO), que está monitorando as eleições nos estados. "Já tem segundo turno e nem começou a campanha. Isso porque eu só sou conhecido por 51% da população", afirmou Alckmin.

As duas pesquisas anteriores realizadas pelo Vox Populi já confirmavam a tendência de existir um 2º turno devido à aproximação entre Lula e Alckmin. O presidente Lula tinha 49% das intenções de voto, em maio, 45%, em junho, e 42% atualmente. Enquanto o principal adversário, Alckmin tinha 23%, em maio, 32%, desde junho até agora.

A diferença entre o presidente Lula e os demais candidatos também vem caindo. Em maio, Lula tinha 16 pontos percentuais a mais que os demais candidatos. Em junho, essa vantagem reduziu para 6 pontos e agora é de apenas 2.

Segundo o sociólogo Marcos Coimbra, diretor do Instituto Vox Populi, o crescimento de Alckmin teria sido por causa dele ter capturado os votos de Enéas (Prona-SP). E a diminuição de Lula, ao aumento da candidata Heloisa Helena (PSOL), que passou de 4% das intenções de voto para 7%.

O crescimento da preferência pelo candidato tucano também revelou-se nas pesquisas regionais. Na região Sudeste, Alckmin teria reduzido a diferença com Lula, inclusive no Espírito Santo, onde o governador Paulo Hartung (PMDB) ainda não definiu palanque. No estado, segundo pesquisa Rede Gazeta/Futura, Lula perdeu pouco mais de 2 pontos percentuais entre fevereiro e junho, e Alckmin, teve um crescimento de mais de 14 pontos no mesmo período. A diferença entre os dois candidatos caiu de 28 para 11 pontos em junho. Foram feitas 900 entrevistas, com margem de erro de 3,3 %, entre os dias 07 e 08 de julho.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Sanguessugas usaram emenda do relator da CPI

"O povo tem barriga, mas tem inteligência também"

Polícia paulista afirma poder ligar PT ao PCC

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

2

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

3

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

4

PEC da Blindagem

Protestos contra PEC da Blindagem tomam ruas neste domingo

5

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES