Embora esteja em desvantagem nas pesquisas, o candidato tucano à presidência, Geraldo Alckmin, terá mais tempo de TV durante a campanha eleitoral que seu principal adversário, o presidente Lula. O plano de mídia eleitoral, divulgado nesta quinta-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que o presidenciável do PSDB terá com 10 minutos e 22 segundos para cada um de seus programas do horário gratuito.
O candidato petista entra na disputa com 7 minutos e 21 segundos para cada programa. A diferença de tempo deve-se à coligação dos dois candidatos. O horário eleitoral gratuito começa no dia 15 de agosto, às terças, quintas e sábados, em dois blocos de 25 minutos cada: das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55.
O candidato do PDT, senador Cristovam Buarque (DF), ficará com 2 minutos e 23 segundos em cada um dos blocos. A candidato do PSOL, senadora Heloísa Helena (AL), terá 1 minuto e 11 segundos. Os tempos ainda podem sofrer cortes caso o TSE aceite quatro pedidos de candidatura apresentados na semana passada.
Além do horário eleitoral gratuito, os candidatos terão direito a 540 inserções em rádio e TV durante 45 dias. Serão 12 inserções diárias com 30 segundos cada. Alckmin terá 2 minutos e 29 segundos de inserção; Lula ficará com 1 minuto e 45 segundos; Buarque com 34 segundos e Helena com 17 segundos.