Parlamentares da bancada ruralista no Congresso elogiaram a decisão do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, de deixar o governo. Na avaliação deles, o ministro vinha sendo desprestigiado pelo Executivo, que não liberava os recursos necessários para fazer os investimentos no setor. O deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO) chegou a dizer que foi a própria bancada que sugeriu a Rodrigues que deixasse o cargo. "Foi um pedido nosso para que ele deixasse o cargo. O ministro estava sendo desprestigiado pelo governo e não poderia manchar sua biografia", disse o pefelista.
Rodrigues, que sempre teve o apoio dos ruralistas, alegou hoje problemas de ordem pessoal para sair do governo. A bancada ruralista, porém, não acredita que o motivo tenha sido o divulgado. "Com certeza ele saiu por estar insatisfeito com o governo que não prioriza a agricultura", avaliou o coordenador dos ruralistas na Câmara, deputado
Dilceu Sperafico (PP-PR).
De acordo com os parlamentares, Rodrigues teria ficado incomodado com o corte no orçamento da pasta e com o fato de a Fazenda ter assumido as negociações relativas à renegociação das dívidas rurais.
Sperafico e outros parlamentares da Comissão de Agricultura estão no ministério neste momento. Foram chamados pelo ministro que deverá informar oficialmente a eles a decisão de deixar o governo. "A decisão me surpreendeu. Ele é um ministro competente, estava tentando acertar a agricultura, mas não teve força suficiente para isso. Se permanecesse daria uma demonstração de que concordava com a política do governo que não dá importância para a agricultura", reiterou o deputado.