Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula critica Senado e diz que pobres não dão trabalho

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula critica Senado e diz que pobres não dão trabalho

Congresso em Foco

28/6/2006 14:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O presidente Lula fez, nesta quarta-feira, duros ataques ao Senado pelo fato de a Casa não ter votado ainda a proposta de emenda constitucional que cria o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Em discurso de improviso num ginásio de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, Lula disse que há pessoas que pensam que aprovar uma proposição que repassa R$ 4 bilhões por ano para a educação é beneficiar o seu governo.

"Eu não acredito que tenha gente que pensa de forma tão pequena que seja capaz de prejudicar as crianças pensando que prejudica o presidente da República e o governo federal", afirmou.

No ato de comemoração pelo alcance da meta de 11,1 milhões de famílias beneficiadas pelo Bolsa-Família, Lula reforçou seu discurso de candidato dirigido aos pobres. O presidente afirmou que seria muito mais fácil administrar o país se pudesse cuidar somente dos pobres porque eles não dão trabalho.

"Seria tão mais fácil governar um país se a gente tivesse que cuidar só dos pobres porque os pobres não dão trabalho. Os pobres não têm dinheiro para protestar em Brasília, alugar ônibus. Eles só vão à igreja rezar. Muitas vezes os governos não olham para eles porque eles não estão fazendo passeatas e protestos. Fazer política para pobre é uma coisa prazerosa", disse.

"Essas crianças não pediram para nascer. Governar para pobre é mais fácil e prazeroso. Os pobres não dão trabalho. Não têm dinheiro para ir a Brasília, fazer protesto, alugar ônibus e sequer ir a sindicato. Só podem ir à igreja rezar. Num ataque indireto a movimentos de sem-terra aliados do governo. Muitas vezes os governantes não olham para eles porque não estão nas ruas fazendo passeatas e protestos."

A declaração não deixa de ser uma crítica a grupos como o Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), que levou mais de mil manifestantes a Brasília no início do mês e promoveu um quebra-quebra na Câmara.

Lula disse ainda que o governo federal repassou dinheiro do Bolsa-Família para todos os prefeitos, mesmo aqueles que "passam o dia inteiro falando mal do presidente". Ao falar do programa, Lula também criticou os cadastros herdados do governo Fernando Henrique Cardoso. Ele disse que não foi fácil implantar o programa porque os cadastros do antigo Bolsa-Escola e do vale-gás continham muitos erros.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Eleições já interferem no Congresso, diz Aldo

Sem apoio no governo, Rodrigues deixa a Agricultura

CPI da Emigração apresenta relatório final

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

5

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES