Um dia após o presidente Lula assinar convênios de R$ 1,3 bilhão para obras de saneamento básico, o líder da oposição na Câmara, José Carlos Aleluia (PFL-BA), disse hoje que o governo Lula gasta mais em publicidade do que em saneamento. Segundo ele, o governo gastou, de 1º de janeiro a 22 deste mês, R$ 155.344.958,23 em publicidade institucional e de utilidade pública. No mesmo período, teria destinado R$ 11.526.732,46 em obras de saneamento nas áreas urbana e rural. De acordo com o levantamento, o Ministério das Cidades investiu R$ 1.915.628,73.
"Esses números desmascaram o discurso social do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Se acrescentarmos os gastos de publicidade da Petrobras, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica, dos Correios, e de outras estatais, essas despesas desmoralizam inteiramente a política social do governo Lula. Abstraindo-se o clientelismo, o que resta das promessas de campanha é o estelionato eleitoral", disse o pefelista.
Citando dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), Aleluia disse que nos 142 dias deste ano a administração direta aplicou R$ 91.101.770,09 em publicidade institucional e mais R$ 64.243.188,14 em publicidade de utilidade pública, totalizando R$ 155.344.958,23. Ainda segundo ele, no mesmo período, o Ministério da Saúde destinou R$ 6.649.269,54 em saneamento básico urbano e R$ 2.785.200,01 para a área rural.
"Para se ter uma idéia do disparate da administração Lula, embora os Ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social e Combate a Fome tivessem dotação orçamentária da R$ 71.395.851,00, o governo federal não investiu um centavo sequer em saneamento básico, no campo ou em cidades", afirmou o líder oposicionista.