O presidente do Senado,
Renan Calheiros (PMDB-AL), receberá os jornalistas hoje à tarde, após encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie, marcado para as 16h. Na coletiva, ele falará sobre a ida do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, ao Senado e a votação do Orçamento de 2006.
Thomaz Bastos deve comparecer ao Senado amanhã ou quarta-feira para esclarecer sua participação no episódio da quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa. O ministro da Justiça é acusado de ter participado da operação montada para encobrir o envolvimento do ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci, no episódio.
Com quatro meses de atraso, o orçamento federal de 2006 deve ser votado amanhã, às 11h. Ainda podem surgir controvérsias quanto ao repasse das compensações aos estados exportadores, atingido pela Lei Kandir, que obriga os governos estaduais a isentar de ICMS as exportações. O texto orçamentário prevê R$ 3,4 bilhões, mas os estados exigem R$ 5,2 bilhões, mesmo valor do ano passado.