Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Enquanto Lula viaja, oposição parte para cima do governo

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Enquanto Lula viaja, oposição parte para cima do governo

Congresso em Foco

10/8/2005 11:50

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA



Apesar do dia tenso na CPI Mista dos Correios, durante alguns minutos os holofotes se voltaram para o plenário do Senado. Aproveitando a sessão sem votações, o líder do PSDB na Casa, senador Arthur Virgílio (AM) ocupou a tribuna para disparar alfinetes contra o governo e membros do PT. O alvo principal foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Chega dessa história de Lula não saber das coisas" afirmou. Virgílio afirmou que o presidente foi, no mínimo, omisso se nunca soube dos esquemas de corrupção no governo. "Ele é um idiota. E se sabia é um corrupto", disparou.

O líder do PSDB disse ainda estar cansado da tática petista de atacar a moral dos opositores. Declarou que está longe de ser um Delúbio Soares ou um Sílvio Pereira, em referencia ao ex-tesoureiro e ao ex-secretário-geral do partido.

A raiva do líder do PSDB é justificável, segundo alguns colegas de plenário, depois que o deputado Henrique Fontana (PT-RS) perguntou, durante o depoimento do diretor da Skymaster, Luiz Otávio Gonçalves, à CPI mista dos Correios, se a empresa havia financiado a campanha de Arthur Virgílio. A Skymaster aparece em denúncias de irregularidades em licitações da estatal.

O senador, em seu discurso, afirmou que a pergunta foi uma provocação. Admitiu que a empresa contribuiu com R$ 50 mil em sua campanha, que custou R$ 1,6 milhão, mas explicou que a doação foi feita como pessoa jurídica, o que é permitido pela Justiça Eleitoral. "Eu não sou Delúbio, nem Sílvio Pereira nem José Dirceu. Não faço parte desse governo corrupto. O governo não pode tentar se defender acusando pessoas", enfatizou.

A fala do tucano foi encorpada por membros da oposição e, inclusive, pelo senador Mão Santa (PMDB-PI), que aproveitou a chance para dizer que o presidente é despreparado.

Em nota, o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), disse que o discurso do líder do PSDB é "um ataque político rebaixado". Mercadante afirmou que Virgílio não gostou das últimas pesquisas de popularidade do presidente Lula e por isso foi à tribuna. Recente levantamento feito pela CNT/Sensus apontou que o presidente não teve a imagem abalada pelas denúncias de corrupção envolvendo o governo.

O Brasil de Lula na França

Pela primeira vez em sua viagem oficial à França, o presidente Lula falou sobre a crise política. À pergunta de um repórter brasileiro sobre se estava chateado com os escândalos, Lula disse: "O Brasil não merece tudo isso que está acontecendo. Merece coisa muito melhor".

Aliás, essa foi a única fala do presidente referente à situação política do país. O presidente assistiu, ao lado do presidente da França, Jacques Chirac, às celebrações do feriado da Queda da Bastilha - marco da Revolução Francesa. Posteriormente, Lula, ovacionado pelos franceses, emocionou-se quando a cantora Elba Ramalho cantou a célebre "Sandália de prata", de Ary Barroso. "Isso aqui, ioiô / É um pouquinho de Brasil, iaiá".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Valério na corda bamba

Foro privilegiado

Onde está Jader?

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes

2

Dados

Veja os deputados que mudaram de voto na PEC da Blindagem

3

ELEIÇÕES 2026

Corrida ao Senado preocupa o Planalto e empolga a direita

4

CONGRESSO

Quem é Alessandro Vieira, o relator da PEC da Blindagem

5

INTERNACIONAL

Trump revoga visto de Jorge Messias e amplia sanções a brasileiros

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES