O presidente Lula se reúne hoje (6) às 16h em Brasília com o Conselho Político, formado por líderes da base governista no Congresso. O grupo foi convocado para discutir os reflexos da crise financeira dos Estados Unidos na economia brasileira, mas deve falar também sobre o desempenho dos candidatos da base no primeiro turno das eleições municipais, realizado neste domingo (5).
“Fomos convocados para discutir, prioritariamente, a crise. Devemos debater uma agenda do Congresso no sentido de prestar auxílio à economia brasileira”, adiantou ao Congresso em Foco o líder do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PE). “Mas acredito que o Lula fará também uma avaliação dos resultados dessa eleição”, garantiu Rands, para quem o partido teve ótimo desempenho nas urnas.
“Houve um aumento da capilaridade do PT e creio que em termos de total de votos, quando tivermos essa contagem, os candidatos do PT podem estar à frente até mesmo dos candidatos do PMDB”, avalia o líder.
Neste primeiro turno, o PT elegeu seis prefeitos nas 26 capitais. PMDB, PSDB e PSB elegeram dois cada um, contra um do PP, PV e PCdoB. No segundo turno, o PMDB participa da disputa em seis capitais, o PT e PSB em três cada, o PSDB e PTB em duas capitais, e o DEM, PP, PV, PDT, PR e PCdoB em uma cada. Dos 15 prefeitos das capitais eleitos em primeiro turno, 13 foram em reeleição.
Da reunião de hoje do Conselho Político, participam também o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Eles irão apresentar aos líderes da base as medidas que devem ser tomadas pelo governo para minimizar os efeitos da turbulência financeira. (Renata Camargo)