Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Substituição de independentes é "rotina", diz Raupp

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Substituição de independentes é "rotina", diz Raupp

Congresso em Foco

4/10/2007 | Atualizado às 20:52

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), divulgou nota há pouco em que classifica a substituição dos senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Pedro Simon (PMDB-RS) como “rotina”. Raupp ressaltou o “respeito e o apreço” que tem pelos colegas de partido substituídos por Almeida Lima (SE) e Paulo Duque (leia mais).

“Mas todos sabem que ambos não acompanham as deliberações da maioria da bancada”, explica o líder da maior bancada do Senado. A decisão de substituir os peemedebistas é vista como uma reação da tropa de choque do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), à decisão da CCJ de ontem.

De acordo com o projeto relatado por Jarbas Vasconcelos, os senadores que respondam a processo no Conselho de Ética terão que se afastar de suas funções. Ainda de acordo com o projeto, um senador não poderá ser relator de um processo contra um colega de partido. (leia mais)

Renan responde a três processos no Conselho de Ética do Senado. Ele é acusado de ter favorecido uma cervejaria com dívidas no INSS; de ter usado laranjas para comprar empresas de comunicação em Alagoas; e de ter sido beneficiário de um esquema de desvio de verba em ministérios controlados pelo PMDB.

Renan tratou de qualificar a substituição dos independentes como natural e ressaltou que esta é uma decisão do partido. “Não sou líder. Sou presidente do Senado, que é uma instituição suprapartidária”, afirmou.

Segundo a nota de Raupp, a substituição de Jarbas e Simon “obedece a uma decisão da maioria da bancada que integra à base de sustentação do governo na Casa”. (Rodolfo Torres)

Confira a íntegra da nota do líder do PMDB

Nota à imprensa

A liderança do PMDB no Senado Federal informa que a substituição dos senadores Pedro Simon (RS) e Jarbas Vasconcelos (PE), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ocorrida hoje (04/10) obedeceu a uma decisão da maioria da bancada que integra a base de sustentação do governo na Casa.

Tenho o maior respeito e apreço pelos dois senadores, que são históricos do partido e por quem não tenho nada pessoal, mas todos sabem que ambos não acompanham as deliberações da maioria da bancada.

Como na Comissão de Constituição e Justiça tramitam os principais projetos de interesse público e que se relacionam com a governabilidade do país, a alternativa viável nesse momento foi alterar a sua composição, o que é um ato de rotina e uma prerrogativa dos líderes partidários.

Brasília, 04 de outubro

Senador Valdir Raupp (PMDB-RO)

 Líder do PMDB e da Maioria no Senado Federal 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Joaquim Barbosa é contra retroatividade em cassação

Representação contra Renan continua sem relator

Voto de Lewandowski muda placar no STF para 3 a 2

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES