Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Datafolha: programas sociais determinam voto em Lula

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Datafolha: programas sociais determinam voto em Lula

Congresso em Foco

31/5/2006 8:23

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Pesquisa Datafolha revela que o principal motivo que induz o eleitor a votar no presidente Lula é a percepção das ações do governo na área social, associado à visão de que ele está fazendo um "governo voltado para os pobres" e conduzindo bem sua política econômica.

De acordo com o levantamento, apresentado pela Folha de S. Paulo, 25% dos entrevistados citaram os programas sociais como razão do voto em Lula. Das ações na área, a que mais se destaca é o Bolsa-Família, citado por 14%.

A "criação" do Bolsa-Escola, na realidade um programa de transferência de renda implantado no governo tucano do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, aparece em segundo, com 10%. O Fome Zero, grande aposta feita por Lula no início do atual governo, foi apontado por apenas 4% dos eleitores. De acordo com o Datafolha, Lula tem 45% das intenções de voto no cenário sem um candidato do PMDB, contra 22% de Geraldo Alckmin e 7% de Heloisa Helena (Psol).

Entre os entrevistados que declararam intenção de voto no presidente Lula e têm renda familiar mensal de até dois salários mínimos, 29% justificam a decisão por conta das ações sociais do governo federal. Na outra ponta, entre os que recebem mais de dez salários mínimos, essa taxa cai para 12%.

Já entre os 22% que declaram intenção de voto em Alckmin, segundo o Datafolha, 32% justificaram sua opção por conta da "imagem pessoal" do tucano, e apenas 2% pelo desempenho de seu governo em São Paulo ou por suas propostas na área social.
Para chegar ao resultado, o instituto perguntou, logo após o entrevistado ter declarado a intenção de voto nos candidatos, por quais motivos ele fazia aquela opção.

Empatados no segundo posto do ranking das razões para a escolha do voto em Lula estão o desempenho do governo na área econômica e o fato de ele ser "voltado para os pobres". Cada um desses motivos foi apontado por 14% dos eleitores entrevistados pelo Datafolha.

Entre os 32% dos eleitores de Alckmin que justificaram sua opção apontando a imagem pessoal do tucano, 12% disseram se ele "honesto", "sincero", "digno" ou que "transmite confiança". Outros 4% afirmaram que ele é "responsável", e 3% que ele não está "envolvido em corrupção". Contudo, apenas 2% disseram que votariam no tucano por ser ele "o mais preparado" e só 1% pelo desempenho de seu governo ou por suas propostas na área econômica, ainda que 18% tenham destacado sua "boa administração".

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 24 de maio, quando foram entrevistados 6.000 eleitores em 258 cidades de 24 Estados e do Distrito Federal.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Câmara

Capitão Alden quer dedução no IR para gastos veterinários

2

Judiciário

Suspensão de leis estaduais e planos de saúde estão na pauta do STF

3

Prioridade

Projetos de combate à fome entram na pauta prioritária da Câmara

4

Julgamento STF

STF recebe 3 mil inscrições para julgamento de tentativa de golpe

5

Direito dos estudantes

Tabata Amaral propõe ampliar prazos e bolsas a pais no ensino superior

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES