Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Renan defende Jobim e Jarbas para a sucessão de Lula

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Renan defende Jobim e Jarbas para a sucessão de Lula

Congresso em Foco

27/11/2005 11:38

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Fiel escudeiro do governo Lula no Congresso, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), critica a política econômica do ministro Antonio Palocci (Fazenda) e defende uma candidatura própria do PMDB ao Palácio do Planalto em 2006. Acusado pela ala oposicionista do partido de defender o governo com interesse de ser o vice de Lula nas próximas eleições, Renan diz que pretende disputar o governo de Alagoas no próximo ano.

Em entrevista exclusiva a O Estado de S. Paulo, o senador aponta o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, e o governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, como nomes mais fortes do partido para a sucessão presidencial.

"É muito difícil o PMDB se aliar a qualquer partido nesta eleição, inclusive o PT. A governabilidade nunca se entrelaçou com nosso compromisso eleitoral para 2006. Isto foi dito com todas as letras ao presidente Lula e repetido por ele ao partido. Sempre deixamos claro o compromisso com a candidatura própria, que hoje é fator de coesão interna", diz.

"Acho que Jarbas e Jobim têm os melhores perfis para disputar a Presidência. Jarbas governa um importante Estado do Nordeste, tem o que mostrar do ponto de vista da gestão, não tem rabo de palha, unifica o partido e se relaciona bem com prováveis aliados. Jobim, neste cenário revolto de crise, pode emprestar seu talento para uma candidatura alternativa, com grandes chances de vitória", completa.

Renan defende o adiamento das prévias para a escolha do partido, marcadas para abril, para que os governadores possam participar da disputa. "Sou a favor de adiar as prévias e por um motivo simples: se ocorrerem antes de abril, prazo para desincompatibilização (dos candidatos com cargos no governo e dos magistrados), estaremos alijando os governadores, e isto não é justo".

Na entrevista, o senador critica o presidente do próprio partido, deputado Michel Temer (SP), defensor do rompimento do PMDB com o governo. Indiretamente, Renan acusa Temer de confundir, "de forma proposital", governabilidade com eleição. "Com o tamanho do desafio que temos em 2006, o presidente do partido deveria trabalhar mais com a cabeça e menos com o fígado."

Quanto ao governo Lula, o presidente do Senado centra suas críticas na política econômica. Diz que o país vive uma situação de opressão tributária e que a política monetária desfez os ganhos da política fiscal. "Está na hora de rever isso. Está claro que o Banco Central errou a dosagem. Mas ainda há tempo para reverter isto com mais ousadia", defende.

Ousadia, aliás, que falta a Palocci, diz o peemedebista. "Lula comparou o Palocci ao Ronaldinho, mas não acho que ele seja o Ronaldinho da Esplanada. Está mais para um meio de campo eficiente, duro, um marcador implacável. Ronaldinho é audacioso, arrojado. Para se tornar goleador tem de ter mais jogo de cintura, ser mais versátil, passar mais a bola e ser menos fominha. Basta ver o placar do investimento. Até agora o governo executou apenas 16,7% do previsto no orçamento."
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Regularização Fundiária

Câmara aprova prorrogação do prazo para regularizar imóveis rurais

2

MEMÓRIAS DA DITADURA

46 anos da Lei da Anistia: sessão do Congresso teve vaias e socos

3

JUDICIÁRIO

Anistia a réus de 8 de janeiro tende a ser derrubada no STF, entenda

4

VÍDEO

Rubinho Nunes ameaça dar voz de prisão a youtuber durante CPI

5

Judiciário

Suspensão de leis estaduais e planos de saúde estão na pauta do STF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES