Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Aprovação de Lula cai; vantagem de Serra à presidência diminui

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Aprovação de Lula cai; vantagem de Serra à presidência diminui

Congresso em Foco

23/10/2005 | Atualizado 24/10/2005 às 8:57

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Pesquisa Datafolha divulgada hoje pelo jornal Folha de S.Paulo aponta que a popularidade e o prestígio pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém nos últimos meses tendência de queda. Hoje, 40% dos brasileiros acham que o prestígio pessoal de Lula tem desempenho ótimo ou bom - índice 11 pontos menor que o de julho.



O levantamento aponta que a taxa dos que consideram o governo Lula ótimo ou bom é hoje igual à dos que acham que ele vem sendo ruim ou péssimo: 28% em ambos os casos. A desaprovação (ruim ou péssimo) ao governo caiu 3 pontos percentuais em relação ao último levantamento, em agosto.



Lula x Serra

Mesmo com a piora na avaliação do governo, a distância entre Lula e o tucano José Serra num eventual embate no segundo turno na eleição presidencial de 2006 diminuiu, segundo o Datafolha. A simulação mostra um empate técnico entre os concorrentes, mas dentro da margem de erro do levantamento, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. De acordo com o instituto, contudo, essa situação estatística aponta que é mais provável que Serra continue à frente.



Hoje, 45% dos brasileiros votariam no tucano no segundo turno. Em Lula, 41% optariam por ele na segunda etapa. Em agosto, o prefeito de São Paulo superava o presidente por nove pontos percentuais - 48% contra 39% do presidente. Em julho, também ocorria um empate técnico - Lula com 45% e Serra com 41%, mas com maior probabilidade de Lula estar na dianteira.



No levantamento realizado pelo instituto, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, outro possível concorrente tucano, diminuiu em dois pontos a diferença contra Lula em um eventual segundo turno. A taxa de intenção de votos no governador paulista oscilou de 35% para 37%. Lula manteve o mesmo percentual do levantamento de agosto, 45%, vencendo Alckmin.



O governador de São Paulo tem como trunfo até o momento o fato de ser o candidato com menor índice de rejeição, segundo o Datafolha. Apenas 11% dizem que não votariam nele em hipótese alguma.



Contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Lula aumentou a distância. Num eventual segundo turno, aumentou de 45% a 36%, respectivamente, em agosto, para 48% a 33% agora. No primeiro turno, Lula permanece com cerca do dobro das intenções de voto na comparação com Alckmin e FHC. Já Serra encosta no petista, com 27% a 30%.



Rejeição a Lula cresce

Ao mesmo tempo, a rejeição ao presidente Lula aumentou cinco pontos percentuais em relação à pesquisa realizada em julho. Passou de 25% para 30% a taxa dos que não votariam nele de jeito nenhum. A rejeição ao tucano José Serra passou de 12% para 15%.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Mares Guia confirma versão sobre empréstimo de Azeredo

CPI dos Correios aprofundará investigação sobre presidente do PSDB

Por ora, PT livra petistas acusados de receber caixa dois

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES