Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula e Bivar estão na malha fina da Receita

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula e Bivar estão na malha fina da Receita

Congresso em Foco

10/9/2006 16:26

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Dois dos oito candidatos à Presidência da República possuem declarações de Imposto de Renda retidas na malha fina da Receita Federal, segundo a Folha Online. Reportagem de Karen Camacho revela que o presidente Lula, candidato à reeleição pelo PT, ainda aguarda a liberação de sua restituição de 2004, segundo dados do IR dos últimos oito anos disponíveis no site da Receita. Nos demais anos, suas declarações não apresentaram pendência. Já Luciano Bivar, candidato do PSL, ainda não recebeu a restituição de 1999. A Receita não informa os valores ou motivos para a retenção na malha fina nos dois casos, diz a Folha.

A Receita mantém por até cinco anos uma declaração presa em malha. Nesse período, o órgão faz uma análise mais aprofundada das declarações, que podem ou não conter dados errados ou irregulares. Um simples erro no preenchimento ou então divergência nos valores declarados pelo contribuinte e por sua fonte pagadora podem levar contribuinte à malha fina.

Caso encontre algum erro, a Receita deve comunicar ao contribuinte, que ainda tem a chance de preencher uma declaração retificadora. As diferenças de impostos podem ser quitadas depois. No caso de Lula, a restituição poderá ficar presa em malha até 2009 a não ser que o presidente antecipe a apresentação da retificadora ou a Receita chegue antes desse prazo à conclusão de que a declaração não possui problemas.

Com exceção do documento de 2004, as declarações de Lula sempre resultaram em imposto a pagar, que foram processadas sem problemas. Na declaração deste ano, Lula teve imposto a restituir. Ele entrou no primeiro lote da Receita, que prioriza os contribuintes com 60 anos ou mais.

"Luciano Bivar também teve imposto a restituir neste ano e foi igualmente beneficiado pela idade, recebendo no primeiro lote, pago no dia 16 de junho. Bivar caiu na malha fina outras três vezes nos últimos oito anos, em 2000, 2002 e 2003, mas já recebeu as restituições. Para liberar a declaração de 1999, Bivar provavelmente terá de procurar uma delegacia da Receita para saber o motivo da retenção ter superado o prazo de cinco anos. A Receita informou que não é comum que a declaração fique presa tanto tempo", diz a reportagem.

A assessoria de Bivar informou que ele está fora do país para assuntos médicos e que só retorna no domingo. Seus advogados informaram que não têm informações sobre os motivos que possam ter levado a declaração de 1999 a ficar presa tanto tempo, mas vão apurar.

A assessoria de Lula foi contatada pela Folha Online, mas informou que, por se tratar de assunto pessoal, não poderia se manifestar já que o candidato estava no Sul, em campanha.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Fax do governo teria sido usado em campanha no DF

Ibope indica reeleição de Hartung no ES

Confira os principais pontos do projeto

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes

2

Dados

Veja os deputados que mudaram de voto na PEC da Blindagem

3

ELEIÇÕES 2026

Corrida ao Senado preocupa o Planalto e empolga a direita

4

CONGRESSO

Quem é Alessandro Vieira, o relator da PEC da Blindagem

5

INTERNACIONAL

Trump revoga visto de Jorge Messias e amplia sanções a brasileiros

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES