Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Oposição acusa Lula de fazer uso político da Petrobras

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Oposição acusa Lula de fazer uso político da Petrobras

Congresso em Foco

21/4/2006 20:51

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A oposição criticou nesta sexta-feira o que ela chama de uso eleitoral do presidente Lula da inauguração da plataforma P-50 da Petrobras, na Bacia de Campos (RJ), que garantirá a auto-suficiência brasileira de petróleo. PFL e PSDB bateram duro em Lula, ao considerar que o presidente - ao alardear a autonomia do país em petróleo - usa a estatal, em desrespeito ao dinheiro público e aos acionistas.

"As mãos sujas de petróleo que ele (Lula) mostrou são as mãos sujas da corrupção generalizada do governo do PT", atacou o senador Jorge Bornhausen (PFL-SC). "É uma pré-campanha deslavada, um escárnio", completou o presidente do PFL, partido que tentou barrar, sem sucesso, a veiculação da propaganda sobre na mídia auto-suficiência de petróleo da Petrobras na mídia.

Os pefelistas vão analisar outra forma de contestar o que eles consideram utilização indevida da estatal. Entre as sugestões, segundo o líder da oposição, senador José Jorge (PFL-PE), estão entrar com recurso na Justiça Eleitoral ou apresentar uma representação contra Lula na Comissão de Ética Pública da Presidência da República, responsável por averiguar a conduta de agentes públicos.

O presidente do PFL ainda criticou a imitação feita por Lula de Getúlio Vargas - ambos vestiram macacões da estatal e sujaram as mãos de óleo para comemorar realizações da estatal. "É a fotografia da corrupção", afirmou Bornhausen, lembrando que toda a propaganda custou R$ 37 milhões e foi produzida pelo publicitário Duda Mendonça, que está sendo denunciado pelo Ministério Público por prática de vários crimes e envolvimento em irregularidades na campanha eleitoral do PT em 2002.

"Lula gosta de se fantasiar, mas é melhor vestir o uniforme da Petrobras do que do MST", ironizou o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM). Segundo ele, o presidente teria usado a máquina pública para criar uma espécie de "anestesiamento histórico" e "quem faz isso exerce uma liderança negativa na sociedade".

Para o tucano, o presidente estaria capitalizando o anúncio da auto-suficiência de petróleo como se fosse uma conquista exclusiva de seu governo. "Já estava sendo esperada e poderia ter sido antes se o país tivesse crescido 5% ao ano", afirmou Virgílio, enfatizando que, apesar disso, o País continua importando petróleo.

"Além de cometer um delito pelo uso eleitoral na campanha de reeleição, o presidente está sendo desonesto, pois não diz que tudo isso é resultado de governos passados. Não só de Fernando Henrique que avançou na pesquisa e quebrou o monopólio para implementar mudanças, mas também de outros governantes", declarou.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Eleições partidárias

Edinho Silva é eleito o novo presidente nacional do PT

2

Redes sociais

Veja reações de autoridades à postagem de Trump defendendo Bolsonaro

3

PT

Guilherme Sigmaringa vence eleição e vai comandar PT do DF até 2029

4

AGENDA DA SEMANA

Congresso vai receber 5 ministros e Galípolo nesta semana

5

Internacional

Trump sai em defesa de Bolsonaro e acusa Brasil de "caça às bruxas"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES