A CPI dos Correios divulga nesta quinta-feira (27), às 11 horas, um relatório parcial sobre o cruzamento de dados das auditorias feitas pela equipe do Tribunal de Contas da União (TCU) em vários contratos da estatal com os depoimentos colhidos, até o momento, pela comissão. Segundo o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), sub-relator da comissão que preparou o documento, está convicto da existência do esquema de corrupção na estatal.
Segundo Cardozo, a operação consiste na cobrança de propina para o direcionamento do resultado das licitações, além de aditamentos irregulares em contratos e superfaturamento. As irregularidades, afirma o deputado petista, ocorrem desde o governo Fernando Henrique Cardoso. Para conter a prática das fraudes, ele vai incluir uma série de sugestões no relatório final da CPI.
A partir de agora, as investigações da sub-relatoria de Contratos vão se concentrar em descobrir para quem ia o dinheiro desviado. Cardozo informou que ainda não foi localizada conexão entre o desvio de recursos dos Correios e o esquema de caixa dois montado pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado como o operador do mensalão. Mas a ligação não será descartada, até o fim das investigações da sub-relatoria de Movimentação Financeira, a cargo do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).