Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
15/8/2008 | Atualizado às 12:59
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse hoje (15) que parte dos recursos obtidos com a exploração do petróleo encontrado na camada do pré-sal deve ser investida em educação. As declarações foram dadas após a reunião da ministra com a bancada do PT no Distrito Federal, realizada hoje em Brasília.
Segundo Dilma, a intenção de transferir recursos do petróleo para a construção de escolas e políticas de educação permeia as discussões desde que o governo federal tomou conhecimento da reserva. “Acredito que essa definição vem atender uma injustiça e, mais do que isso, uma falha histórica dos sucessivos governos com o povo brasileiro. Precisamos, como diz o presidente Lula, pagar essa dívida”, disse a ministra à Agência Brasil.
A defesa dessa transferência de recursos também tem sido feita publicamente pelo presidente Lula. Ontem, no Pará, Lula defendeu que parte dos recursos do pré-sal seja aplicada em “reparações históricas”. Dias antes, no Rio de Janeiro, o presidente havia sinalizado a mesma intenção.
O pré-sal é uma camada de reservatórios localizada em camada de sal no litoral do Espírito Santo e Santa Catarina. A área tem 800 quilômetros de extensão e 200 quilômetros de largura. Segundo declarações à imprensa do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, com a exploração da reserva estima-se que o Brasil possa dar um salto no ranking dos países com maiores reservas de óleo e gás do mundo. (Da Redação)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil