Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Palocci deve ser indiciado por violação de sigilo

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Palocci deve ser indiciado por violação de sigilo

Congresso em Foco

3/4/2006 7:45

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A Polícia Federal deve pedir o indiciamento do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci pela violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa. Os depoimentos do secretário de Direito Econômico, Daniel Goldberg, e do chefe de gabinete do ministro Márcio Thomaz Bastos, Cláudio Alencar, aumentaram os indícios de que partiu do ex-ministro a ordem para a quebra do sigilo do caseiro.

Goldberg confirmou que testemunhou a ida do então presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, à casa de Palocci no último dia 16. Segundo o secretário, o então ministro lhe perguntou se a PF poderia investigar Francenildo a partir da informação de que haveria uma movimentação financeira atípica na conta do caseiro. A resposta, negativa, teria sido dada no dia seguinte, após consulta a um delegado federal. A informação foi confirmada por Alencar. Os dois prestaram depoimento ontem à PF.

"Diante disso, não há mais o que discutir. Acho que sim, que há elementos para indiciá-lo (Palocci)", afirmou o procurador Gustavo Pessanha, a quem caberá decidir se haverá denúncia contra o ex-ministro na Justiça. Nesse final de semana, reportagens da revista Veja e do jornal Folha de S. Paulo apontaram Palocci como autor da ordem para a violação do sigilo do caseiro. Por meio de seu advogado, José Roberto Leal, o ex-ministro negou ontem qualquer envolvimento com o caso.

O relator da CPI, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), espera que Mattoso fale à CPI ainda nesta semana. "É ideal que ele (o ex-presidente da Caixa) preste depoimento o mais rápido possível para a gente conseguir avançar sobre os fatos novos." Também não está descartada a possibilidade de o ex-ministro da Fazenda ser convocado para prestar novo depoimento à CPI.

A revelação de que dois assessores do Ministério da Justiça estiveram na casa de Palocci no dia em que ele se encontrou com o presidente da Caixa levou a oposição a cobrar explicações do ministro Márcio Thomaz Bastos. "Eu mesmo defendi o ministro no passado quando foi acusado pelo doleiro Toninho da Barcelona. Mas nesse caso não pode ter trégua. Ele tomou conhecimento da quebra do sigilo e só se opôs quando viu o resultado", afirmou o líder da oposição na Câmara, José Carlos Aleluia (PFL-BA).
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Câmara

Capitão Alden quer dedução no IR para gastos veterinários

2

Prioridade

Projetos de combate à fome entram na pauta prioritária da Câmara

3

Julgamento STF

STF recebe 3 mil inscrições para julgamento de tentativa de golpe

4

Direito dos estudantes

Tabata Amaral propõe ampliar prazos e bolsas a pais no ensino superior

5

Tarifaço

Tribunal dos EUA considera ilegais tarifas de Trump

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES