Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado aprova projeto para regulamentar consórcios

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado aprova projeto para regulamentar consórcios

Congresso em Foco

13/12/2005 20:39

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta terça-feira, substitutivo para o projeto de lei 533/03, de autoria do senador Aelton Freitas (PL-MG). O projeto de Freitas regulamenta o sistema de consórcios no Brasil. Entre as mudanças propostas pelo relator, senador Gérson Camata (PMDB-ES), no texto substitutivo, consta determinação de que a cobrança de taxas e valores somente pode ser efetuada pelas administradoras se expressamente previstos no contrato de adesão.

Camata incorporou 15 emendas à proposta aprovada antes na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O projeto é terminativo na CAE e, por ter sido aprovado na forma de substitutivo integral, deverá ser submetido ainda a segundo turno de votação no colegiado antes de seguir para exame na Câmara dos Deputados.

Na justificativa de seu projeto, o autor observa que o sistema que regulamenta os consórcios tem sido interpretado, de forma insuficiente, por órgãos de Defesa do Consumidor e pelos tribunais, com base em princípios da Teoria Geral dos Contratos.

O projeto prevê a possibilidade de utilização da carta de crédito para quitação de financiamento imobiliário. Também confirma a utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a oferta de lance ou para o complemento do valor do crédito para pagar um imóvel por sistema de consórcio.

Recursos, Cade e Franave
A CAE aprovou também projeto que ampliou para 70% o limite máximo de utilização, pelos estados e o Distrito Federal, dos recursos judiciais e extrajudiciais referentes a ações de cobrança de tributos ainda em fase de julgamento. O teto anterior era de 50% e, com a mudança, estes entes ficam autorizados a movimentar o mesmo limite previsto na legislação aplicável aos municípios. O projeto é de autoria do deputado Eduardo Bueno (PMDB-RJ).

Outra aprovação da comissão, ontem, foi a da indicação de Paulo Furquim de Azevedo, pela Presidência da República, para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A matéria, relatada pela senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA), será agora examinada pelo Plenário. Com isso, o governo adiantou as providências para completar o quadro de conselheiros do órgão antitruste, que vem funcionando incompleto há meses.

A CAE também aprovou voto favorável do senador Luiz Otávio (PMDB-PA), presidente da comissão, à proposta do Executivo que dispõe sobre a concessão de subvenção econômica à Companhia de Navegação do São Francisco (Franave). O projeto, que tramita simultaneamente na Comissão de Infra-estrutura (CI), visa assegurar que a empresa receba repasses da União para cobrir déficits de manutenção. Vinculada ao Ministério dos Transportes, a Franave se encontra em processo de liquidação.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Palavra final dos contratos era da Secom, diz Santana

Aprovada, sem emendas, MP sobre crédito extra

CPI dos Bingos aprova cinco requerimentos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES