Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
Informativo no ar!
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PFL confirma troca de nome e presidente

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PFL confirma troca de nome e presidente

Congresso em Foco

26/3/2007 | Atualizado às 14:42

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O PFL mudará de nome e comando a partir da próxima quarta-feira (28) . O partido passará a se chamar "Democratas" e terá como presidente o deputado Rodrigo Maia (RJ), ex-líder do PFL na Câmara dos Deputados.

Em entrevista coletiva hoje, o atual presidente do PFL, o ex-senador Jorge Bornhausen (SC), confirmou que a convenção prevista para quarta-feira, em Brasília, aprovará a troca de nome e a escolha de Maia. O filho do prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (PFL), será aclamado pelos convencionais porque não haverá chapa concorrente. "É um processo de reoxigenação", afirmou Bornhausen.

"O partido viveu bons e maus momentos. Viramos uma página para a modernidade. O mundo mudou. Temos que nos fixar na busca do poder com os mais jovens", disse, em referência à idade de Rodrigo Maia, que tem 37 anos.

Sobre o novo nome do PFL, Bornhausen explicou que o comando do partido preferiu excluir a letra "P" da sigla e deixá-lo apenas como "Democratas". "No estudo da lei, verificamos que não havia a necessidade a palavra 'partido' nem a sigla. Apenas uma abreviação. E o nome Democratas foi o que predominou na executiva nacional".

E completou: "É o primeiro grito no combate ao populismo. Hoje há uma luta entre o populismo e a democracia". As novas plataformas do partido serão, segundo Jorge Bornhausen, direitos humanos, meio-ambiente, segurança pública, saúde, educação e habitação.

No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sigla do "Democratas" será "DEM". O registro deve acontecer ainda esta semana, após a confirmação do novo nome na convenção de quarta.

Além da mudança de nome e presidente, o PFL aprovará a criação de um conselho político, e uma nova executiva nacional composta pelo presidente, por 14 vices-presidentes e outros integrantes.

Segundo Bornhausen, as mudanças foram motivadas pelo mau desempenho do partido nas últimas eleições. "É evidente que a curva descendente é conseqüência da falta de aumento do número de candidatos a deputados estaduais e federais. Precisamos, agora, reoxigenar o partido nas bases municipais para criar uma flexibilização", disse.

O PFL surgiu em 1985, como dissidência do antigo PDS. Um grupo de descontentes com a candidatura de Paulo Mafuf à presidência da República no Colégio Eleitoral do Congresso reuniu-se sob o nome de Frente Liberal para apoiar o candidato do PMDB, Tancredo Neves. Logo depois eles adotaram o nome de Partido da Frente Liberal, nascia o PFL. (Carol Ferrare)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Segurança Pública

Senado aprova PEC que inclui guardas e agentes na segurança pública

2

SEGURANÇA PÚBLICA

Senado vota PEC que inclui guardas e agentes na Constiuição; entenda

3

PAINEL DO PODER

Apoio ao fim da escala 6x1 no Congresso vai além dos governistas

4

CONGRESSO

Dentistas e médicos encaram semana decisiva por piso salarial

5

JUDICIÁRIO

Moraes retira sigilo de inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES