Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senadores condenam ação contra Congresso em Foco

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senadores condenam ação contra Congresso em Foco

Congresso em Foco

18/11/2011 | Atualizado às 15:11

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_52085" align="alignleft" width="319" caption="Randolfe: tentativa de calar Congresso em Foco é inadmissível - ABr"]Randolfe Rodrigues" src="https://static.congressoemfoco.com.br/2011/08/randolferodrigues_abr.jpg" alt="Randolfe Rodrigues" width="319" height="270" />[/caption] Desde que o Congresso em Foco recebeu 43 processos de servidores do Senado (veja quem são eles e quanto ganham) devido a uma série de reportagens que revelou salários acima do teto constitucional, diversas autoridades saíram em defesa do site. Indignados com a estratégia adotada pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis), senadores de diversos partidos aproveitaram o Prêmio Congresso em Foco 2011, realizado no último dia 7, para criticar a ofensiva judicial contra um veículo de comunicação independente.

[video player="uol" tipo="video" largura="320" altura="240"]12267181[/video]

Para o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AC), o episódio é inadmissível. "O Congresso em Foco é hoje o principal instrumento da sociedade de fiscalização e de divulgação sobre a atuação dos parlamentares e também de denúncia sobre os desmandos no Parlamento", disse. "Tentar calá-lo é absurdo e inadmissível", continuou. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) classificou a ação como uma tentativa de tolher a liberdade de imprensa. "Uma liberdade de imprensa que está sendo usada com uma posição correta, que é a do limite salarial", afirmou no evento. O petista Eduardo Suplicy (SP) afirmou que a Justiça não pode punir o site por este estar "revelando a verdade".

Essas, no entanto, não foram as primeiras manifestações de apoio recebidas pelo Congresso em Foco. Diversas entidades se manifestaram contra a ofensiva judicial. Para a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a publicação da lista de servidores que recebem acima do teto constitucional é de "óbvio" interesse público.

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, a estratégia de orientar ações individuais contra o site configura litigância de má fé. Os deputados Paulo Pimenta (PT-RS) e Chico Alencar (Psol-SP) também repudiaram, em plenário, a ação dos servidores.

Leia ainda: Editorial de jornal mineiro critica ações do Sindilegis Estadão destaca "ofensiva" judicial contra o Congresso em Foco Sindicato dos Jornalistas e Abraji repudiam ações Ações tentaram censura prévia ao Congresso em Foco Veja as decisões contrárias às ações sobre supersalários Quem são os servidores que processam o Congresso em Foco Processos em massa ameaçam Congresso em Foco Tudo sobre supersalários
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

supersalários

Temas

Reportagem Congresso

LEIA MAIS

Proteção ao Idoso

Comissão aprova programa de prevenção para violência contra idosos

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Deputado do Republicanos será relator da CPMI do INSS

SAÚDE

Dino determina que AGU busque devolução de emendas de Alberto Fraga

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

JÚRI DE JORNALISTAS

Conheça o time de jornalistas que vota no Prêmio Congresso em Foco

2

Hytalo Santos

Influenciador que motivou mais de 30 projetos na Câmara é preso

3

Tarifas

Fávaro: "Em hipótese alguma vamos abrir mão da nossa soberania"

4

SAÚDE

Dino determina que AGU busque devolução de emendas de Alberto Fraga

5

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Eduardo realiza "trabalho contra o país" nos EUA, diz Hugo Motta

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES