Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lewandowski inclui guardas municipais na PEC da Segurança Pública

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

SEGURANÇA PÚBLICA

Lewandowski inclui guardas municipais na PEC da Segurança Pública

Governo altera texto que será apresentado ao Congresso para se ajustar a decisão do Supremo em relação às guardas municipais.

Congresso em Foco

27/2/2025 9:10

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Ministério da Justiça e Segurança Pública apresentou, nessa quarta-feira (26), uma nova versão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. A principal alteração consiste na inclusão expressa das Guardas Municipais no Artigo nº 144 da Constituição Federal, reconhecendo-as como órgãos de segurança pública. Essa medida formaliza o papel dessas corporações no policiamento ostensivo e comunitário.

Ministro encaminhará PEC da Segurança Pública nas próximas semanas ao Congresso

Ministro encaminhará PEC da Segurança Pública nas próximas semanas ao CongressoFábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A decisão está em conformidade com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a competência das Guardas Municipais para atuar na segurança urbana, respeitando as atribuições das Polícias Civil e Militar. O objetivo é promover a cooperação entre os órgãos que compõem o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

Antes mesmo de ser oficializada, a PEC enfrenta resistência de governadores da oposição de integrantes da Frente Parlamentar da Segurança Pública no Congresso. O governo deve enviar a proposta nas próximas semanas à Câmara.

Segundo o ministério, a revisão da PEC visa garantir maior segurança jurídica à atuação das Guardas Municipais e evitar conflitos de competências com outras forças de segurança. "Nossa intenção é fortalecer o sistema de segurança pública como um todo, garantindo que as Guardas Municipais tenham seu papel formalizado na Constituição sem comprometer a autonomia dos entes federados", afirmou o ministro Ricardo Lewandowski.

De acordo com o ministro, a decisão reflete a necessidade de adequar a legislação à jurisprudência do STF e às demandas das administrações municipais. O texto da PEC reforça a atuação integrada das Guardas Municipais com as Polícias Civil e Militar, vedando o exercício de funções de polícia judiciária, conforme determinação do STF. A proposta também prevê a regulamentação local por leis municipais e o controle externo pelo Ministério Público.

Desde 2023, o Ministério da Justiça investe na modernização das Guardas Municipais, com a doação de equipamentos e viaturas, além da elaboração de diretrizes sobre o uso de câmeras corporais e protocolos de uso da força. A nova versão da PEC confere respaldo constitucional a essas iniciativas, promovendo estabilidade normativa e previsibilidade no financiamento dessas instituições.

A PEC da Segurança Pública mantém outros pontos importantes, como a constitucionalização dos Fundos Nacional de Segurança Pública (FNSP) e Penitenciário Nacional (Funpen), assegurando o rateio dos recursos entre os entes federativos sem possibilidade de contingenciamento. Também prevê a criação do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, composto por representantes da União, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios e da sociedade civil. Esse conselho será responsável por definir diretrizes para fortalecer a segurança pública e padronizar a atuação integrada entre os órgãos do setor, priorizando o diálogo com governadores, prefeitos e representantes das forças de segurança.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Segurança Pública Ricardo Lewandowski PEC da Segurança Pública guardas municipais

LEIA MAIS

Segurança e saúde

Projeto isenta aeronaves públicas de taxas em operações oficiais

Imposto de Renda

Capitão Alden quer dedução no IR para gastos de segurança pública

AGENDA DA SEMANA

Senado deve votar nesta semana PEC que dá autonomia à perícia criminal

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO

Falta um dia para o "Oscar da política"; veja como acompanhar ao vivo

2

JUDICIÁRIO

Dino veda ações de estados e municípios em tribunais estrangeiros

3

JUDICIÁRIO

Decisão de Dino pode proteger Moraes contra sanções dos EUA; entenda

4

PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO

Veja quem integra o júri do maior prêmio da política brasileira

5

JUSTIÇA ELEITORAL

STF suspende julgamento sobre limite da inelegibilidade

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES