Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 106657, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":106657}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Congresso em Foco
28/2/2025 12:01
O Projeto de Lei 83/2025, de autoria do deputado Giovani Cherini (PL-RS), propõe a inclusão do direito ao material didático complementar para estudantes com TEA, Transtorno do Espectro Autista, nas classes comuns do ensino regular.
A proposta modifica a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que já assegura o direito ao acompanhante especializado no meio escolar em caso de necessidade comprovada. Com a mudança, passa a ser garantida também a oferta de material didático adaptado às necessidades de aprendizagem desses alunos.
Na justificativa do projeto, o deputado argumenta que a presença de acompanhante "nem sempre é efetivamente assegurada em todas as redes de ensino" e que os processos de aprendizagem das pessoas com TEA podem demandar recursos específicos. Por isso, defende que, além do acompanhamento individual, é necessário garantir "a oferta de material didático complementar que atenda às suas necessidades de aprendizagem".
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça, sem necessidade de votação no plenário, salvo em caso de recurso.
Temas
LEIA MAIS
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Projeto na Câmara regula uso de drones armados na segurança pública
Políticas Públicas
Projeto prevê ampliação de secretarias de políticas para mulheres
FEBRE DAS BONECAS
Do afeto à fraude: Câmara quer regras para uso de bebês reborn
SEGURANÇA PÚBLICA