Notícias

Transporte coletivo pode ter passe livre no Dia de Finados

O projeto visa facilitar o acesso das famílias a cemitérios e locais de memória.

5/3/2025
Publicidade
Expandir publicidade

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados propõe a gratuidade no transporte público coletivo em todo o país no Dia de Finados, 2 de novembro. O projeto de lei 4.301/24 abrange ônibus, trens e metrôs.

De acordo com o texto, as empresas concessionárias responsáveis por esses serviços deverão assegurar a disponibilidade de veículos suficiente para atender à demanda do dia, prevenindo a superlotação e garantindo a segurança dos passageiros.

Proposta garante passe livre no transporte coletivo no Dia de Finados.Freepik

O deputado Rafael Brito (MDB-AL), autor da proposta, justifica a medida afirmando que "para diversas famílias, visitar o cemitério e locais de memória é um ritual muito importante para manifestar o luto, a saudade e a valorização da vida daqueles que já partiram".

Ele acrescenta que "famílias de baixa renda enfrentam limitações financeiras que as impede de seguir a tradição, sobretudo pelo alto preço do transporte e do custo de vida em geral".

A regulamentação da medida, caso aprovada, ficará a cargo do governo federal, que terá até 180 dias após a publicação da lei para fazê-lo.

O projeto seguirá para análise conclusiva nas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. Posteriormente, dependerá da aprovação do Senado para se tornar lei.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos