Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Guido Mantega anuncia saída do grupo de transição do governo

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Novo governo

Guido Mantega anuncia saída do grupo de transição do governo

Sob a justificativa de estar sendo alvo de ataques à reputação por adversários do novo governo, Guido Mantega saiu do gabinete de transição.

Congresso em Foco

17/11/2022 | Atualizado às 18:37

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sob a justificativa de estar sendo alvo de ataques à reputação por adversários do novo governo, Guido Mantega saiu do gabinete de transição.

Sob a justificativa de estar sendo alvo de ataques à reputação por adversários do novo governo, Guido Mantega saiu do gabinete de transição.
O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega anunciou nesta quinta-feira (17) a sua saída do gabinete de transição para o novo governo. Em carta endereçada ao coordenador do gabinete, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), Mantega acusa "adversários" de explorar suas pendências judiciais para "tumultuar a transição e criar dificuldades para o novo governo", conforme revelou a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. Mantega assumiu a pasta da Fazenda no segundo mandato de Lula e no primeiro de Dilma Rousseff. Diante das investigações da Operação Lava Jato e das acusações de pedaladas fiscais contra o governo Dilma, ficou proibido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) de assumir cargo público. No gabinete de transição, assumiu a função de voluntário no grupo de planejamento, orçamento e gestão. Guido Mantega nega as acusações, e afirmou na carta que nutre esperança pela reversão da decisão judicial.
Confira na íntegra a carta enviada por Mantega a Alckmin: "São Paulo, 17 de novembro de 2022. Prezado Vice-presidente Geraldo Alckmin Coordenador Geral da Equipe de Transição Aceitei com alegria o convite para participar do Grupo de Transição, na certeza de poder dar uma contribuição para a implantação do governo democrático do presidente Lula. Entretanto, em face de um procedimento administrativo do TCU, que me responsabilizou indevidamente, enquanto ministro da Fazenda, por praticar a suposta postergação de despesas no ano de 2014, as chamadas pedaladas fiscais, aceitei trabalhar na Equipe como colaborador não remunerado, sem cargo público, para não contrariar a decisão que me impedia de exercer funções públicas por 8 anos. Mesmo assim essa minha condição estava sendo explorada pelos adversários, interessados em tumultuar a transição e criar dificuldades para o novo governo. Diante disso, resolvi solicitar meu afastamento da Equipe de Transição, no aguardo de decisão judicial que irá suspender os atos do TCU que me afastaram da vida pública. Estou confiante de que a justiça vai reparar esse equívoco, que manchou minha reputação. Agradecendo a confiança, Atenciosamente, Guido Mantega."
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Guido Mantega Novo governo

Temas

Economia Governo Nota Democracia

LEIA MAIS

Forças Armadas

Novo governo pretende devolver militares exclusivamente à defesa

Mundo

China no G-20: da "nova Bretton Woods" à "globalização alternativa"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Projeto de lei

Zucco quer proibir artistas de promover ou criticar autoridades

2

EM RESPOSTA AO SUPREMO

Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF

3

segurança

Deputados propõem proibição de assentos verticais em aviões no Brasil

4

NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro

5

ALEXANDRE PADILHA

Ministro da Saúde socorre passageira que desmaiou em avião

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES