Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
terça-feira, 20 de maio de 2025
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara aprova ampliação do número de deputados; texto vai ao Senado
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 108283, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":108283}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

NOVAS VAGAS

Câmara aprova ampliação do número de deputados; texto vai ao Senado

Texto prevê o aumento nas bancadas de nove estados. Relatório prevê a criação de 18 cadeiras.

Congresso em Foco

7/5/2025 7:23

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (6) o projeto de lei complementar 177/2023, que aumenta o número de cadeiras na Casa. A proposta, apresentada pela deputada Dani Cunha (União-RJ), foi aprovada com 270 votos favoráveis e 207 votos contrários. O texto será encaminhado ao Senado.

O texto do relator Damião Feliciano (União-PB) prevê a criação de 18 novas cadeiras para contemplar nove estados que tiveram crescimento demográfico, segundo o Censo de 2022: Pará, Santa Catarina, Amazonas, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Paraná, Ceará, Goiás e Minas Gerais.

Santa Catarina e Pará são os maiores beneficiados, cada um recebendo quatro novos deputados.

Santa Catarina e Pará são os maiores beneficiados, cada um recebendo quatro novos deputados.Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Pelo novo critério, nenhum estado poderá perder representantes, mesmo que tenha registrado redução populacional. Essa salvaguarda foi um dos pontos mais debatidos em plenário, em especial pelos deputados do Rio de Janeiro, estado que, pela norma atual, corre o risco de perder quatro deputados.

O projeto surge em resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou ao Congresso ajustar a representação parlamentar conforme o censo de 2022 até 30 de junho. Caso isso não ocorra, a responsabilidade de estabelecer a nova distribuição será transferida ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Argumentos do relator

No relatório apresentado, o deputado Damião Feliciano escreveu que "a proposta atende ao comando constitucional de proporcionalidade da representação dos estados na Câmara dos Deputados, conforme disposto no 1º do art. 45 da Constituição Federal". Segundo ele, "o censo de 2022 revelou significativa alteração na distribuição populacional, e isso precisa refletir na composição da Casa Legislativa".

O relator também pontuou: "A manutenção do número mínimo de deputados por estado preserva a federação, ao mesmo tempo em que a ampliação do total de cadeiras corrige distorções causadas pelo crescimento desigual da população".

Reações e divergências

A proposta recebeu orientação contrária das bancadas do PL, Novo e da federação Psol-Rede. Parte da bancada paulista também se opôs. "O que estamos dizendo aqui é que alguns deputados com mais população vão ter menos deputados federais do que estados que tem menos população. (...) A gente está aumentando uma distorção que já existe", disse o deputado Kim Kataguiri (União-SP), do mesmo partido da autora e do relator.

O líder da oposição, Luciano Zucco (PL-RS), criticou o projeto graças ao impacto sobre os gastos do Legislativo. "Isso daria mais de 300 cargos se formos falar em termos de gabinete. São quase R$ 50 milhões a mais. Isso é inadmissível", apontou.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Damião Feliciano dani cunha câmara dos deputados

Temas

Congresso

LEIA MAIS

FEBRE DAS BONECAS

Do afeto à fraude: Câmara quer regras para uso de bebês reborn

Políticas Públicas

Projeto prevê ampliação de secretarias de políticas para mulheres

JUDICIÁRIO

"Eu não sobreviveria na cadeia", diz Zambelli após condenação no STF

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

MODA POLÊMICA

Deputado propõe multa pesada a quem levar bebê reborn ao SUS

2

SENADO

Ao vivo: CPI das Bets ouve Rico Melquiades, vencedor de "A Fazenda"

3

Painel do Poder

Proposta pelo fim da escala 6x1 racha Congresso; metade se diz contra

4

JOGO DO TIGRINHO

CPI das Bets: Rico se cala após pergunta sobre confissão de crimes

5

JUDICIÁRIO

STF publica acórdão que anula mandatos com base nas sobras eleitorais

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES