Notícias

Senado aprova matéria que cria Rota Turística Belém-Bragança no Pará

A rota turística criada pela lei tem como objetivo fomentar o turismo, promover o crescimento econômico e valorizar os bens naturais e culturais da região.

7/5/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O Senado aprovou nesta quarta-feira (7) o projeto de lei 394/2020, de autoria do ex-deputado e atual ministro do Turismo, Celso Sabino. O texto cria a Rota Turística Histórica Belém-Bragança no estado do Pará. A matéria vai à sanção presidencial.

Senador Zequinha MarinhoAndressa Anholete/Agência Senado

Conforme o ministro na justificativa do projeto, o objetivo é "fomentar o turismo, promover o crescimento econômico e valorizar os bens naturais e culturais da região". Para o relator do texto no Senado, Zequinha Marinho (Podemos-PA) a criação da rota turística é "uma iniciativa estratégica que visa promover o desenvolvimento econômico, cultural e turístico".

A rota conecta os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel do Pará, Castanhal, São Francisco do Pará, Igarapé-Açu, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Capanema, Tracuateua e Bragança. O percurso histórico, aponta o relator, percurso resgata a importância da antiga Estrada de Ferro Belém-Bragança, que foi fundamental para a integração regional e o crescimento econômico da região no início do século XX.

A matéria ainda prevê que "a estruturação, a gestão e a promoção dos atrativos turísticos consubstanciados na Rota Turística Histórica Belém-Bragança receberão o apoio dos programas oficiais destinados ao fortalecimento da regionalização do turismo".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos