Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Maioria dos parlamentares apoia licença-paternidade de 30 dias

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Painel do Poder

Maioria dos parlamentares apoia licença-paternidade de 30 dias

A proposta legislativa se destacou como a mais bem avaliada entre os parlamentares na rodada mais recente do Painel do Poder.

Congresso em Foco

14/5/2025 | Atualizado 16/5/2025 às 15:20

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A ideia de ampliar a licença-paternidade de 5 para 30 dias tem a simpatia da maioria dos parlamentares, que veem chances boas de aprovação de uma proposta nesse sentido nos próximos seis meses. É o que indica a rodada mais recente do Painel do Poder, pesquisa produzida pelo Congresso em Foco com dados colhidos entre os dias 27 de março e 25 de abril de 2025 em entrevistas com senadores e deputados.

A pesquisa mostra que 46% dos parlamentares concordam totalmente com a proposta, enquanto outros 6% concordam em parte - mais que suficiente para construir maioria no Congresso. Outros 17% se dizem indiferentes à proposta.

Para a realização da pesquisa, o Painel do Poder pediu que os parlamentares avaliassem seu grau de concordância em um grau de 1 a 5, sendo que "1" equivale a discordar totalmente e "5" a apoiar totalmente a proposta. A média de todas as respostas ficou em 3,48. Ficou acima, por exemplo, da proposta de anistia para o 8 de janeiro (3,09) ou o semipresidencialismo (2,36).

Maioria dos congressistas quer ampliar licença paternidade para 30 dias.

Maioria dos congressistas quer ampliar licença paternidade para 30 dias.Freepik

A divisão por Casa Legislativa revelou maior apoio no Senado. Mais da metade dos senadores entrevistados pelo Painel do Poder respondeu que concorda totalmente com a medida.

Expectativa de aprovação

O Painel do Poder também questionou os parlamentares sobre as chances de aprovação da proposta nos próximos seis meses. O levantamento destaca que quase metade dos respondentes (47,54%) avaliaram a chance de aprovação como alta ou muito alta, frente a 29,5% que apontaram baixa ou muito baixa probabilidade.

Novamente, as respostas dos parlamentares foram em uma escala de 1 a 5: o parlamentar que respondeu "1" considera que o texto tem chances muito baixas de avançar; o que responde "5" vê chances muito altas.

Diferentemente de outras propostas com forte viés ideológico, a extensão da licença-paternidade para 30 dias tem uma avaliação parecida em todo o espectro ideológico. Na média, a oposição vê uma chance de 3,2, na escala de 1 a 5, para que o texto seja aprovado no Congresso, praticamente no mesmo nível dos parlamentares da base do governo (3,18). O grupo dos que se dizem independentes foi o mais otimista, com média de 3,77.

Metodologia

O Painel do Poder realiza entrevistas periódicas com parlamentares para medir a percepção sobre temas legislativos, conjuntura política e avaliação do governo federal. A edição atual considerou respostas de 69 parlamentares (deputados federais e senadores), refletindo as clivagens ideológicas, partidárias e regionais do Congresso Nacional.

As questões relativas à licença-paternidade foram formuladas em dois blocos: um avaliando o grau de concordância pessoal com a proposta e outro sobre a percepção da viabilidade de sua aprovação no curto prazo.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

licença-paternidade Congresso parlamentares pais Painel do Poder pesquisa

LEIA MAIS

VÍDEO

"Eu era evangélico mas estou desviado", diz Rico na CPI das bets

Apostas online

CPI das Bets: Rico Melquiades realiza saque em site após Soraya pedir

VÍDEO

CPI das Bets: Soraya pede e Rico Melquiades joga no tigrinho

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Pauta alternativa

Pum interrompe sessão da Câmara Municipal de Orocó (PE)

2

Ensaio fotográfico

Prefeito posa de cueca em ensaio inspirado em "50 Tons de Cinza"

3

ECONOMIA

Relator admite ceder para aprovar MP sobre taxação de investimentos

4

IMPOSTO DE RENDA

Entenda como a nova isenção do IR vai aliviar seu salário

5

Elegibilidade

Aprovada na Câmara, regra para idade mínima de candidatos vai à sanção

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES