Notícias

Pré-candidato à presidência da Colômbia é baleado em Bogotá

Presidente Gustavo Petro classificou o atentado como uma ação que enluta a democracia e prometeu proteger opositores.

8/6/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O senador colombiano Miguel Uribe, pré-candidato à presidência pelo partido Centro Democrático, foi baleado neste sábado (7) durante um evento político no bairro de Fontibón, em Bogotá. Ele foi socorrido e permanece sob cuidados médicos. O autor dos disparos foi preso, segundo autoridades locais.

Uribe recebeu atendimento de emergência após ser alvo de atentado.Reprodução/X

Uribe é crítico do governo de Gustavo Petro, que condenou o atentado com veemência. "É a dor de uma mãe e de uma pátria", escreveu o presidente nas redes sociais. Em pronunciamento, Petro afirmou que "um jovem foi treinado e contratado para matar Miguel Uribe" e defendeu uma resposta institucional contra a instrumentalização política da violência.

Petro promete apuração total

Em nota oficial, o governo colombiano informou que a proteção a líderes da oposição será reforçada. O presidente também determinou uma revisão nos protocolos de segurança e afirmou que não haverá "nenhum recurso poupado" para identificar os responsáveis intelectuais pelo crime.

O chefe de Estado fez ainda um apelo à pacificação: "Não é o momento de semear mais ódio. O atentado contra Miguel Uribe é um atentado contra todos". Petro reiterou que a política não pode ser praticada com base na violência e que opositores devem ser protegidos "antes que se tornem mártires".

A investigação do ataque está em curso sob responsabilidade da Unidade Nacional de Proteção e da Promotoria Geral da Nação.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas