Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
ATAQUE POLÍTICO
Congresso em Foco
8/6/2025 11:00
O senador colombiano Miguel Uribe, pré-candidato à presidência pelo partido Centro Democrático, foi baleado neste sábado (7) durante um evento político no bairro de Fontibón, em Bogotá. Ele foi socorrido e permanece sob cuidados médicos. O autor dos disparos foi preso, segundo autoridades locais.
Uribe é crítico do governo de Gustavo Petro, que condenou o atentado com veemência. "É a dor de uma mãe e de uma pátria", escreveu o presidente nas redes sociais. Em pronunciamento, Petro afirmou que "um jovem foi treinado e contratado para matar Miguel Uribe" e defendeu uma resposta institucional contra a instrumentalização política da violência.
Petro promete apuração total
Em nota oficial, o governo colombiano informou que a proteção a líderes da oposição será reforçada. O presidente também determinou uma revisão nos protocolos de segurança e afirmou que não haverá "nenhum recurso poupado" para identificar os responsáveis intelectuais pelo crime.
O chefe de Estado fez ainda um apelo à pacificação: "Não é o momento de semear mais ódio. O atentado contra Miguel Uribe é um atentado contra todos". Petro reiterou que a política não pode ser praticada com base na violência e que opositores devem ser protegidos "antes que se tornem mártires".
A investigação do ataque está em curso sob responsabilidade da Unidade Nacional de Proteção e da Promotoria Geral da Nação.
Temas
LEIA MAIS
RELAÇÕES EXTERIORES
Em manifesto, Brics defendem reforma do Conselho de Segurança da ONU
AUMENTO DE IMPOSTO
PL pede ao Supremo a derrubada dos decretos que aumentam o IOF
SUCESSÃO PRESIDENCIAL
Brasileiros preferem 2026 sem Lula e sem Bolsonaro, indica pesquisa
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos