Notícias

Hugo diz que Câmara vai cassar Carla Zambelli: "É a única alternativa"

Deputada foi condenada pelo STF e fugiu do país; nome está na lista da Interpol.

9/6/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira (9) que a Casa vai cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e declarar a perda do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), condenada a 10 anos de prisão por ataques ao sistema do CNJ.

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) deve perder seu mandato na Câmara sem votação pelos outros parlamentares.Nino Cirenza/Ato Press/Folhapress

"Quando há uma conclusão de julgamento do Supremo Tribunal Federal, não cabe mais ao presidente da Câmara colocar isso em votação, porque já tem a condenação. Então a decisão judicial tem que ser cumprida. E o tratamento que nos vamos dar é o tratamento de seguir o rito regimental para o cuprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal, porque é a única alternativa", afirmou Hugo.

Zambelli é considerada foragida após fugir para a Itália. A cassação será oficializada por ato da Mesa Diretora.

Prisão e extradição

O ministro Alexandre de Moraes já determinou o início do cumprimento da pena e enviou a decisão ao Ministério da Justiça, para dar início à extradição da parlamentar.

Zambelli também perdeu os direitos políticos e foi multada em R$ 2 milhões. Seu nome foi incluído na lista de difusão vermelha da Interpol.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos