Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. TSE determina remoção de propaganda de Bolsonaro com ofensas a Lula

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Eleições 2022

TSE determina remoção de propaganda de Bolsonaro com ofensas a Lula

O TSE determinou a remoção de uma propaganda de Jair Bolsonaro que utiliza as expressões "corrupto" e "ladrão" para se referir a Lula.

Congresso em Foco

13/10/2022 9:41

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O TSE determinou a remoção de uma propaganda de Jair Bolsonaro que utiliza as expressões

O TSE determinou a remoção de uma propaganda de Jair Bolsonaro que utiliza as expressões "corrupto" e "ladrão" para se referir a Lula. Fotos: Ricardo Stuckert e Carolina Antunes/PR
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Paulo de Tarso Sanseverino determinou, na noite dessa quarta-feira (12), a remoção de uma propaganda eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL) que utiliza as expressões "corrupto" e "ladrão" para se referir ao ex-presidente Lula (PT). A Corte eleitoral atendeu a uma representação apresentada pela Coligação Brasil da Esperança, da chapa Lula e Geraldo Alckmin (PSB), que afirmou que a propaganda contém fatos inverídicos e ofensivos à honra de Lula. Na peça da campanha de Bolsonaro, o locutor afirma que "a maior mentira dessa eleição é dizer que Lula não é ladrão. Votar no Lula é votar em corrupto". Na avaliação do ministro, a propaganda utilizou as expressões de maneira abusiva e em violação ao princípio constitucional da presunção da inocência. "Verifica-se que, como alegado, a propaganda eleitoral impugnada é ilícita, pois atribui ao candidato à conduta de 'corrupto' e 'ladrão', não observando a legislação eleitoral regente e a regra de tratamento fundamentada na garantia constitucional da presunção de inocência ou não culpabilidade", justificou o ministro. Além da remoção imediata da propaganda, o TSE determinou uma pena de R$ 50 mil para cada inserção futura. A exibição do vídeo começou no dia 9 de outubro. O ex-presidente Lula foi condenado a mais de oito anos de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva no caso do tríplex localizado em Guarujá (SP). O petista ficou preso por um ano e sete meses e foi solto após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) proibir a prisão após condenação em segunda instância. Posteriormente, o STF considerou que o então juiz Sergio Moro, responsável pela condenação de Lula, foi parcial no julgamento e anulou todas as medidas tomadas pelo ex-magistrado. O caso foi transferido para a Justiça Federal do Distrito Federal e arquivado em janeiro deste ano, após o Ministério Público Federal (MPF) reconhecer a prescrição do processo. Confira a decisão do TSE:
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

TSE Lula Jair Bolsonaro caso do triplex eleições 2022

Temas

País Nota Eleições

LEIA MAIS

JUDICIÁRIO

Zanin convoca sessão para o julgamento de Bolsonaro

ELEIÇÕES

Sem partido? STF decide futuro das candidaturas avulsas no Brasil

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

JÚRI DE JORNALISTAS

Conheça o time de jornalistas que vota no Prêmio Congresso em Foco

2

Hytalo Santos

Influenciador que motivou mais de 30 projetos na Câmara é preso

3

Tarifas

Fávaro: "Em hipótese alguma vamos abrir mão da nossa soberania"

4

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Eduardo realiza "trabalho contra o país" nos EUA, diz Hugo Motta

5

SAÚDE

Dino determina que AGU busque devolução de emendas de Alberto Fraga

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES