Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Redes sociais
Congresso em Foco
7/7/2025 16:31
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saiu em defesa do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro em publicação na rede Truth Social, nesta segunda-feira (7). O chefe do Executivo americano acusou o Brasil de promover uma "caça às bruxas" contra o aliado político e disse que o país está fazendo uma "coisa terrível" ao processar o ex-mandatário.
"Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano!", escreveu Trump. "Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo", escreveu.
A manifestação de Donald Trump causou reações na ala governista. O próprio presidente Lula rebateu a publicação e disse: "Dê palpite na sua vida, não na nossa". A ministra Gleisi Hoffmann também criticou a postagem e reafirmou a soberania brasileira.
Enquanto a reação do governo foi de críticas à manifestação, autoridades e representantes da oposição comemoraram o aceno do presidente americano. O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos desde março, afirmou que esta não será a "única novidade" vinda dos EUA. O ex-presidente também reagiu à manifestação de apoio.
Veja as reações da oposição:
- Recebi com muita alegria a nota do Presidente @realDonaldTrump . Convivi por dois anos com o Pres. Trump, onde sempre defendemos os interesses dos nossos povos e a liberdade de todos.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 7, 2025
- Este processo ao qual respondo é uma aberração jurídica (Lawfare), clara perseguição.
???????? Muita gente me telefonando, mas não podemos passar mais detalhes sobre isso.
— Eduardo Bolsonaro???? (@BolsonaroSP) July 7, 2025
O que posso dizer é que esta não será a única novidade vinda dos EUA neste próximo tempo.
Aproveito para agradecer a todos que se empenham nesta batalha. Apoiem a nota de @realDonaldTrump na Truth. pic.twitter.com/i9l37hlarg
Com a palavra, presidente @realDonaldTrump . @jairbolsonaro deve ser julgado somente pelo povo brasileiro, durante as eleições. Força, presidente! pic.twitter.com/XSFz0nO1LI
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) July 7, 2025
TRUMP REVELA AO MUNDO: BOLSONARO É ALVO DE CAÇA ÀS BRUXAS
— Filipe Barros ???? (@filipebarrost) July 7, 2025
A contundente manifestação de @realDonaldTrump escancara aos quatro cantos do planeta as injustiças sem precedentes que estão sendo executadas no Brasil contra @jairbolsonaro e a população que defende suas bandeiras..
Veja as reações do governo:
A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o.
— Lula (@LulaOficial) July 7, 2025
Donald Trump está muito equivocado se pensa que pode interferir no processo judicial brasileiro. O tempo em que o Brasil foi subserviente aos EUA foi o tempo de Bolsonaro, que batia continência para sua bandeira e não defendia os interesses nacionais. Hoje ele responde pelos.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) July 7, 2025
Soberania não se negocia.????
— Jorge Messias (@jorgemessiasagu) July 7, 2025
O Brasil é uma nação livre, soberana e democrática. Qualquer tentativa de interferência em nossos assuntos internos - venha de onde vier - será firmemente rechaçada. Essa diretriz é ainda mais relevante quando se trata de preservar a independência do.
BRASIL SOBERANO! A manifestação pública de Trump dizendo "deixem Bolsonaro em paz" representa uma interferência direta nos procedimentos judiciais do Brasil, desrespeitando a soberania nacional. O fato de um presidente estrangeiro tentar influenciar nossos processos internos.
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) July 7, 2025
Temas
LEIA MAIS
Eleições partidárias
Relações Exteriores
Lula rebate postagem de Trump: "Dê palpite na sua vida, não na nossa"
Eleições partidárias
AGENDA DA SEMANA
OPERAÇÃO POLICIAL