Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Comissão aprova projeto que atualiza nomenclatura sobre deficiência

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Educação Inclusiva

Comissão aprova projeto que atualiza nomenclatura sobre deficiência

A Comissão de Educação da Câmara aprovou um projeto que altera a nomenclatura sobre pessoas com deficiência e padroniza competências de profissionais de educação.

Congresso em Foco

9/7/2025 16:30

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados deu parecer favorável ao projeto de lei 2705/24, de autoria do deputado Saulo Pedroso (PSD-SP). A proposição legislativa tem como objetivo modernizar a terminologia utilizada em diversas legislações no que se refere às pessoas com deficiência, além de uniformizar as atribuições dos profissionais responsáveis pelo atendimento educacional especializado.

As modificações propostas abrangem:

  • No Estatuto da Criança e do Adolescente, o texto promove ajustes de nomenclatura, substituindo a expressão "portadores de deficiência" por "pessoas com deficiência".
  • Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o projeto realiza adequações de nomenclatura, autoriza que o atendimento educacional especializado oferecido na escola regular seja realizado no contraturno e delega a regulamento a definição de objetivos e forma de prestação desse atendimento especializado.
  • Na Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, o texto explicita que o direito a um acompanhante especializado para crianças autistas incluídas em classes comuns de ensino regular integra o atendimento educacional especializado previsto na LDB.
  • Na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, atualiza a definição do profissional de apoio escolar, estabelecendo que sua atuação deve estar em conformidade com o previsto na LDB.

Deputado Ismael.

Deputado Ismael.Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

De acordo com o relator, deputado Ismael (PSD-SC), a atualização promovida pelo projeto é essencial para "garantir o respeito à dignidade das pessoas com deficiência e para consolidar uma abordagem inclusiva no ambiente escolar", removendo obstáculos ao acesso, à permanência e ao sucesso educacional.

O projeto original previa que a atuação do profissional de apoio escolar também integrasse o atendimento educacional especializado previsto na LDB. No entanto, uma emenda da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada também na Comissão de Educação, enfatiza que apoio e atendimento especializado são atividades distintas.

Ismael ressaltou que a alteração assegura que as padronizações propostas estejam em consonância com as melhores práticas de inclusão educacional.

O projeto seguirá para análise, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para ser transformado em lei, o texto necessita ser aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Ismael pessoas com deficiência Comissão de Educação câmara dos deputados

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Senado aprova prorrogação de prazo para regularizar imóveis rurais

MULHERES NO PARLAMENTO

Professora Dorinha é a nova líder da bancada feminina no Senado

ORÇAMENTO

Comissão deve votar relatório da LDO de 2026 na próxima terça

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

EDUCAÇÃO

Hugo Motta anuncia pauta com 16 projetos voltados à educação

2

Vale creche

Nikolas Ferreira apresenta projeto que institui Vale Creche Noturna

3

MEMÓRIA

Ministro Barroso deixa o STF com legado em grandes temas da política

4

Análise

Medida Provisória do Brasil Soberano pode ser votada na próxima terça

5

Judiciário

Fux pede vista e suspende julgamento de Moro por calúnia contra Gilmar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES