Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Conselho de Ética analisa processo contra Janones por xingar Nikolas

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Câmara dos Deputados

Conselho de Ética analisa processo contra Janones por xingar Nikolas

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados se reunirá para avaliar a conduta do deputado André Janones, acusado de ofensas contra Nikolas durante sessão

Congresso em Foco

14/7/2025 14:11

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados realizará uma reunião nesta terça-feira (15), às 13 horas, com o objetivo de examinar um processo instaurado contra o deputado André Janones (Avante-MG). A análise se concentrará na conduta do parlamentar, considerada incompatível com o decoro exigido.

A representação contra Janones foi formalizada pela Mesa Diretora, fundamentada em uma denúncia apresentada pelo Partido Liberal. De acordo com a legenda, durante a sessão ocorrida na última quarta-feira (9), o deputado teria proferido "xingamentos ultrajantes, com expressões de baixo calão, desonrosas e depreciativas" direcionados ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que se encontrava discursando na tribuna.

A Mesa Diretora argumenta que o comportamento de Janones demonstra incompatibilidade com a dignidade inerente ao mandato parlamentar e à própria instituição do Parlamento, ultrapassando os limites do direito à liberdade de expressão. Em face desse contexto, a Mesa solicita a suspensão do mandato do deputado pelo período de seis meses.

André Janones

André JanonesMario Agra/Câmara dos Deputados

Janones e Conselho de Ética

Esta não será a primeira vez que o parlamentar enfrenta processo no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. No último ano, André Janones teve processo contra ele arquivado no colegiado após relatório favorável de Guilherme Boulos (Psol-SP) pelo arquivamento. 

Na ocasião, o deputado era acusado pela prática de peculato, conhecida como "rachadinha", com funcionários de seu gabinete quando à época era vereador em Minas Gerais. O arquivamento se deu com base no histórico de julgamentos do Conselho, que por praxe não cassa o mandato de parlamentares por fatos anteriores à posse ou sem condenação na Justiça.

Por fim, após a decisão, deputados bolsonaristas protagonizaram tumulto no Conselho de Ética. O deputado Zé Trovão (PL-SC) tentou agredir um assessor parlamentar afirmando que este o estaria provocando, mas foi impedido pelos policiais parlamentares e puxado por outros membros de sua bancada. Na sequência, Éder Mauro (PL-PA) foi até Janones, gritando acusações contra ele.

Janones reagiu chamando Nikolas Ferreira para brigar do lado de fora da comissão. "Só eu e você, só nós dois", gritou. Seus aliados e assessores interviram, enfiando-se entre ele e os parlamentares do PL e o carregando para fora da comissão

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Conselho de Ética da Câmara Andre Janones Nikolas Ferreira câmara dos deputados

Temas

Congresso

LEIA MAIS

ADVOCACIA

Projeto na Câmara quer proteger direito de sustentação oral presencial

FÉRIAS

Congresso terá recesso informal de 17 dias; votação da LDO será depois

SAÚDE

Projeto busca garantir passe livre a pacientes com câncer

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

LIBERDADE DE IMPRENSA

Jornalistas abandonam o Pentágono em protesto por restrição à imprensa

2

Direitos trabalhistas

Deputados propõem piso salarial para policiais e bombeiros

3

Direitos Ambientais

Câmara aprova "ECA Ambiental" para integrar infância e natureza

4

TRANSPORTE AÉREO

Motta pauta urgência da proibição de cobranças por mala de mão em voos

5

CPMI do INSS

CPMI ouve assessor da Conafer sobre fraudes no INSS

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES