Notícias

Presidente da COP 30 diz que "não há plano B" sobre sede do evento

Em audiência na Câmara, o embaixador André Corrêa do Lago discutiu organização e preparativos para a Conferência.

6/8/2025
Publicidade
Expandir publicidade

Durante audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, nesta quarta-feira (6), o presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), embaixador André Corrêa do Lago, declarou que não há planos de alterar a sede do evento devido aos altos preços. A COP 30 está agendada para ser realizada em Belém (PA), entre 10 e 21 de novembro.

"Não há plano B. O plano B é Belém, 'b' de Belém", destacou. O presidente disse que a escolha da cidade foi pensada pelas dificuldades: "Nós estamos em Belém como uma cidade que representa a realidade da maioria esmagadora do mundo". E defendeu: "Para qualquer cidade é uma coisa disruptiva".

Questionado pelos parlamentares, Lago reconheceu que os preços estão "muito acima de outras COPs". Segundo ele, é comum que valores dobrem ou tripliquem, no Brasil chegam a 10 ou 15 vezes mais. O presidente relembrou que não tem "uma gestão direta sobre a organização do evento". A Secretaria Extraordinária para a COP 30, vinculada à Casa Civil é responsável e investiga o aumento.

André Corrêa também participou da abertura da segunda Cúpula Parlamentar de Mudança Climática e Transição Justa da América Latina e do Caribe, no Congresso, onde se reuniu com parlamentares nacionais e internacionais para alinhar estratégias e prioridades para a COP 30.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos