Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
AGENDA DA SEMANA
Congresso em Foco
18/8/2025 8:51
O presidente Lula recebe nesta segunda-feira (18) o presidente do Equador, Daniel Noboa, em visita de Estado a Brasília. É a primeira de uma série de agendas diplomáticas articuladas no contexto do tarifaço norte-americano.
A programação oficial começa às 11h, com cerimônia no Palácio do Planalto, seguida de reunião restrita entre os dois presidentes (11h20). Às 12h está prevista a assinatura de atos bilaterais, e às 12h30 os líderes farão uma declaração conjunta à imprensa. O encontro será encerrado com almoço oferecido por Lula ao presidente equatoriano, às 13h.
Na terça-feira (19), Lula assina o decreto que regulamenta a TV 3.0 no Brasil, em cerimônia que contará com a participação do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira.
Cooperação amazônica
Já na quinta-feira (21), o presidente viaja para a Colômbia. Ele participará na sexta (22), em Bogotá, da reunião da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). No encontro, líderes dos oito países que compartilham o bioma amazônico (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) vão discutir temas ambientais e integração regional.
Criada em 1995 a partir do Tratado de Cooperação Amazônica, a organização tem sede em Brasília e atua pela preservação ambiental, uso sustentável dos recursos naturais e integração regional.
A cúpula deve focar em três pontos principais: definição de prioridades regionais (desenvolvimento sustentável, preservação e enfrentamento das mudanças climáticas); coordenação de posições para a COP 30, em novembro, em Belém; e fortalecimento da cooperação técnica e financeira, com projetos de bioeconomia, monitoramento ambiental e apoio científico. A reunião é vista como um espaço estratégico para consolidar a atuação conjunta dos países amazônicos e reforçar o protagonismo regional na agenda ambiental global.
Temas
LEIA MAIS
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Lula manda recado a Trump em vídeo: "Planto comida; não ódio"
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Entenda a MP Brasil Soberano, resposta de R$ 30 bi ao tarifaço dos EUA
TARIFAÇO DE TRUMP
Datafolha: 39% culpam família Bolsonaro por tarifaço; 35%, Lula
TARIFAÇO DE TRUMP
Datafolha: 39% culpam família Bolsonaro por tarifaço; 35%, Lula