Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
AGENDA DA SEMANA
Congresso em Foco
18/8/2025 8:51
O presidente Lula recebe nesta segunda-feira (18) o presidente do Equador, Daniel Noboa, em visita de Estado a Brasília. É a primeira de uma série de agendas diplomáticas articuladas no contexto do tarifaço norte-americano.
A programação oficial começa às 11h, com cerimônia no Palácio do Planalto, seguida de reunião restrita entre os dois presidentes (11h20). Às 12h está prevista a assinatura de atos bilaterais, e às 12h30 os líderes farão uma declaração conjunta à imprensa. O encontro será encerrado com almoço oferecido por Lula ao presidente equatoriano, às 13h.
Na terça-feira (19), Lula assina o decreto que regulamenta a TV 3.0 no Brasil, em cerimônia que contará com a participação do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira.
Cooperação amazônica
Já na quinta-feira (21), o presidente viaja para a Colômbia. Ele participará na sexta (22), em Bogotá, da reunião da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). No encontro, líderes dos oito países que compartilham o bioma amazônico (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) vão discutir temas ambientais e integração regional.
Criada em 1995 a partir do Tratado de Cooperação Amazônica, a organização tem sede em Brasília e atua pela preservação ambiental, uso sustentável dos recursos naturais e integração regional.
A cúpula deve focar em três pontos principais: definição de prioridades regionais (desenvolvimento sustentável, preservação e enfrentamento das mudanças climáticas); coordenação de posições para a COP 30, em novembro, em Belém; e fortalecimento da cooperação técnica e financeira, com projetos de bioeconomia, monitoramento ambiental e apoio científico. A reunião é vista como um espaço estratégico para consolidar a atuação conjunta dos países amazônicos e reforçar o protagonismo regional na agenda ambiental global.
LEIA MAIS
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Lula manda recado a Trump em vídeo: "Planto comida; não ódio"
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Entenda a MP Brasil Soberano, resposta de R$ 30 bi ao tarifaço dos EUA
TARIFAÇO DE TRUMP
Datafolha: 39% culpam família Bolsonaro por tarifaço; 35%, Lula
Compliance Zero
Marido de Flávia Arruda é preso em operação da Polícia Federal
Operação Compliance Zero
LINGUAGEM SIMPLES
Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra no serviço público
CÂMARA DOS DEPUTADOS
DIREITOS DO CONSUMIDOR
Erika Hilton pede investigação sobre esgotamento de ingressos da F1