A deputada federal Camila Jara (PT-MS) foi eleita como melhor deputada federal de Mato Grosso do Sul no Prêmio Congresso em Foco 2025, reconhecimento por sua atuação voltada aos direitos humanos, igualdade de gênero e combate às desigualdades.
Natural de Campo Grande, Camila Jara nasceu em 10 de fevereiro de 1995 e é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Filiada ao PT desde 2014, iniciou a vida pública como vereadora de Campo Grande em 2020, quando foi eleita a mais jovem e única mulher da legislatura.
Em 2022, conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados com 56.552 votos, tornando-se a primeira mulher jovem de sua geração a representar o Estado em Brasília. No mandato, atuou como vice-líder do PT e integrou comissões como Meio Ambiente, Finanças e Tributação, Comunicação e Inteligência Artificial. Também é reconhecida por sua participação em movimentos como o Coletivo "Elas Podem" e o "Movimento Acredito-MS".
Em 2025, aos 30 anos, revelou ter sido diagnosticada com câncer de tireoide e se licenciou para tratamento, sem se afastar totalmente das atividades parlamentares.