Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
MONITORAMENTO
Congresso em Foco
27/8/2025 14:59
Nesta quarta-feira (27), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) teceu críticas à determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que impôs vigilância em tempo integral ao ex-presidente Jair Bolsonaro por risco de fuga. Durante a sessão deliberativa da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, Damares chamou a medida de "extraordinária e autoritária".
"A mando de quem está essa Polícia Federal? No dia 9 de janeiro de 2023 essa mesma PF foi a um acampamento e prendeu crianças. Foi uma história de vergonha nacional. Essa polícia violou os direitos humanos", afirmou. Segundo a parlamentar, o monitoramento demonstra perseguição a agentes políticos que se identificam como conservadores. "Eu espero que a Suprema Corte não acate a orientação da Polícia Federal."
Veja o pronunciamento:
A ação de Moraes atende à solicitação da Procuradoria-Geral da República. Na decisão, o ministro orientou que a Polícia Penal do Distrito Federal, responsável pelo monitoramento, atue sem "exposição indevida" ou "adoção de medidas intrusivas da esfera domiciliar do réu ou perturbadoras da vizinhança".
Damares também citou outros episódios que, segundo ela, visaram desgastar a imagem de políticos conservadores, como a operação contra irregularidades no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos enquanto era ministra. "Eu fiz a denúncia e, na semana passada, teve a operação policial, por causa da denúncia que eu fiz. Mas a Polícia Federal disse para a imprensa 'estamos fazendo uma operação no antigo Ministério da Damares' [...] É o desgaste da imagem dos conservadores", afirmou.
Temas
LEIA MAIS
Congresso Nacional
Motta promete prioridade a projetos de combate a fome no Congresso
TARIFAÇO DE TRUMP
Regulamentação Profissional
Câmara aprova regulamentação da profissão de motorista de ambulância
PLENÁRIO DA CÂMARA
FALHA OPERACIONAL
Sessão conturbada
Briga entre vereadores interrompe sessão em Sena Madureira (AC)