Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso Nacional
Congresso em Foco
27/8/2025 | Atualizado 29/8/2025 às 14:34
A Câmara dos Deputados recebeu nesta quarta-feira (27) a Agenda Legislativa da Política ao Prato, iniciativa do Pacto Contra a Fome que reúne sete projetos prioritários de combate à fome e ao desperdício de alimentos. O lançamento ocorreu em solenidade no Salão Nobre, conduzido pelo deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Casa.
Em discurso, Motta afirmou que as propostas apresentadas serão tratadas com "total prioridade da presidência da Câmara e do colégio de líderes". O presidente da Câmara dos deputados destacou ainda que a luta contra a insegurança alimentar é uma causa universal e "não pertence um governo, a um partido ou a um político".
O documento foi elaborado com apoio de 18 entidades da sociedade civil e é resultado da análise de mais de 1,9 mil proposições legislativas apresentadas ao longo de 20 anos.
Segundo a presidente do Conselho do Pacto, Geyze Diniz, o Legislativo tem papel central na implementação de políticas efetivas de segurança alimentar. "O Parlamento brasileiro tem um papel decisivo para que o direito humano à alimentação adequada, previsto na Constituição Federal, seja efetivado", afirmou.
A expectativa do Pacto é que os sete projetos, dois dos quais estão sob análise no Senado Federal, tenham tramitação em regime de urgência, com apoio técnico e político para ajustes durante o processo. Caso avancem, poderão representar um passo importante para o cumprimento da meta de erradicar a fome no Brasil até 2030.
Projetos em análise na Câmara:
Projetos em análise no Senado:
Temas
LEIA MAIS
Estado Democrático de Direito
Zanatta propõe impedir acúmulo de penas em crimes contra o Estado
Comércio Exterior
Em meio a tarifaço, exportações brasileiras para os EUA caem 20,3%