Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Câmara
Congresso em Foco
29/8/2025 | Atualizado às 10:49
O deputado federal Sargento Fahur (PSD-PR) declarou na última quinta-feira (28), durante discurso na Câmara dos Deputados, que deseja ver pessoalmente o irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, em depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
"Quando Frei Chico for intimado, eu quero ir lá, eu quero estar lá na CPMI olhando para a cara gorda dele, para o ver o que ele tem a falar. Irmão do Lula, DNA do crime", afirmou Fahur.
A CPMI investiga fraudes no INSS, incluindo descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas. Frei Chico é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), uma das entidades mencionadas nas investigações.
A convocação de Frei Chico para depor na comissão é defendida por integrantes da oposição que compõe a CPMI.
Convocação para a CPMI
Em 26 de agosto, última terça-feira, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), disse a jornalistas que a oposição, o governo e relator da CPMI, Alfredo Gaspar (União-AL), tinham "acertado" que a Comissão não realizaria convocações "de âmbito político".
Em referência ao irmão do presidente Lula, Viana declarou que não havia "previsão para que este senhor ou outros ligados ao governo anterior sejam convocados sem devidas provas".
Temas
LEIA MAIS
SEGURANÇA PÚBLICA
Transparência Pública
Comissão aprova projeto por transparência em políticas para PCDs
ELEIÇÕES NO HORIZONTE
Após cobrança de Lula, União Brasil antecipa entrega de ministérios
Direitos trabalhistas
JORNADA DE TRABALHO
Congresso retoma discussão sobre redução da jornada de trabalho
ENTREVISTA EXCLUSIVA
Marcos Pereira: Lula é "fortíssimo" e Tarcísio tende à reeleição