Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Educação
Congresso em Foco
1/9/2025 18:45
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 760/25, de autoria da deputada Dandara (PT-MG), que assegura a recomposição anual das verbas orçamentárias das instituições federais de ensino superior.
Conforme a proposição, os recursos serão atualizados anualmente, considerando a inflação oficial, medida pelo IPCA, acrescida de um percentual de 2,5%. A medida visa modificar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que atualmente não estabelece critérios para essa recomposição.
Os parlamentares aprovaram o parecer favorável ao PL 760/25, apresentado pelo relator, deputado Pedro Uczai (PT-SC). Segundo o deputado, a proposta busca solucionar o problema do "subfinanciamento" das universidades federais, uma questão recorrente nas últimas décadas.
Uczai afirmou que "o projeto busca corrigir essa distorção estrutural, estabelecendo um mecanismo legal que garanta a recomposição mínima das dotações orçamentárias com base na inflação".
O PL 760/25 ainda será examinado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para ser transformado em lei, o projeto necessita de aprovação tanto na Câmara quanto no Senado.
LEIA MAIS
Economia brasileira
Inflação recua pela 14ª semana e mercado financeiro projeta PIB menor
Direito dos estudantes
Tabata Amaral propõe ampliar prazos e bolsas a pais no ensino superior
Educação Infantil
Senado debate reconhecimento de educadores infantis como docentes
Jornada de trabalho
Redução da jornada de trabalho para 36 horas entra em debate na CCJ
Julgamento do Golpe
TENTATIVA DE GOLPE
Veja o passo a passo do julgamento de Bolsonaro e aliados no Supremo