Notícias

Câmara aprova projeto que amplia capacitação no sistema penitenciário

Texto aprovado prevê obrigatoriedade de cursos e atualização de servidores com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).

4/9/2025
Publicidade
Expandir publicidade

A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (3), um projeto de lei que estabelece a utilização de recursos provenientes do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para o desenvolvimento profissional contínuo dos servidores do sistema penitenciário e dos policiais penais. A proposição legislativa seguirá para análise e votação no Senado Federal.

De autoria do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), o projeto de lei complementar (PLP) 128/2022 foi aprovado sob a forma de um substitutivo apresentado pelo relator, deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA). Conforme o texto aprovado, a destinação de recursos do Funpen para as atividades de capacitação será obrigatória, com o valor definido na Lei Orçamentária e atualizado de acordo com as necessidades decorrentes de mudanças normativas ou inovações tecnológicas.

Iniciativa prevê formação contínua com instituições públicas e parcerias educacionais.Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

As atividades de capacitação serão conduzidas, preferencialmente, por instituições públicas de ensino. No entanto, o projeto admite a execução por meio de convênios, parcerias ou acordos de cooperação com outras instituições de ensino.

O relator enfatizou que a segurança pública representa um dos maiores desafios do Brasil, e o sistema penitenciário se encontra no centro dessa problemática. Segundo ele, "a iniciativa vai colaborar muito para diminuição da violência do sistema penitenciário nacional".

Leia a íntegra da proposta.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos